Instrumentos Antigos levam beleza e sonoridade à Fundação Ema Klabin

 

Instrumentos Antigos levam beleza e sonoridade à Fundação Ema Klabin PDF E-mail
Mostras e Exposições
Qua, 24 de Agosto de 2011 16:40

ema-klabin-logo Esses são alguns dos instrumentos antigos que serão apresentados na quinta temporada do Programa Tardes Musicais na Fundação Ema Klabin, no Jardim Europa. O cronograma terá a participação de músicos renomados e se inicia no próximo dia 27 de agosto (sábado), às 16h30, com o repertório Barroco e Clássico com o duo de Cravo e Flauta Transversa formado por Cecília Moita e Clarissa Bonfim, interpretando obras de Domenico Scarlatti, Giovanni Pergolesi, J. S. Bach e Jean-Marie Leclair.


Na segunda apresentação do Programa, no mês de setembro, a Fundação trará ao seu espaço Liliane Kans e Fábio Chamma, que interpretarão obras do Classicismo com um violino com cordas de tripa e um Fortepiano modelo Stein de 1784, um dos únicos no Brasil. O Grupo Lira d’ Orfeo com o espetáculo Lundu de Marruá, fará a terceira apresentação interpretando música popular brasileira do período colonial e imperial, utilizando como instrumentos de época a guitarra francesa e a barroca e vozes com viola caipira. Finalizando a temporada, o Trio Bariolage interpretará música brasileira com base nas composições de José Eduardo Gramani, usando rabecas, percussão e cravo. “Essa temporada do Programa Tardes Musicais levará ao público a ‘música historicamente informada’, na qual os músicos buscam pesquisar sonoridades e instrumentos que remontam aos tempos passados, interpretando a música com base em seus instrumentos de origem”, explica o curador do Museu, Paulo Costa. Entre os instrumentos de época estão: cravo, flauta transversa, guitarra barroca, fortepiano, violino clássico, rabeca.

Antes da apresentação musical, o público pode, a partir das 15h, realizar uma visita monitorada ao Museu e conferir o acervo de 1.545 obras oriundas de quatro continentes e diversas civilizações. Entre elas, telas de mestres da pintura como Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Marc Chagall e Frans Post. Programação: Tardes Musicais – “Instrumentos Antigos” 27 de agosto – Cecília Moita e Clarissa Bonfim “Do Barroco ao Clássico: Uma Nova Leitura”

17 de setembro – Liliane Kans e Fábio Chamma “Nos tempos de Mozart”

22 de outubro –Grupo Lira d’Orfeu “Lundu de Marruá”

26 de Novembro – Trio Bariolage “Intemporalidades: A vez e a voz da Rabeca”

Horário: 16h30   Lotação :140 lugares
Visita ao acervo: Das 15h às 16h30
Custo: Entrada Franca.
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.

Mais informações: 011 3062-5245 ou pelo site www.emaklabin.org.br

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Museus das Américas, Museus do Brasil. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s