Concertos Gratuitos no Museu Imperial, Petrópolis, Brasil

Museu Imperial oferece concertos gratuitos mensalmente

A partir de abril, o Museu Imperial oferecerá um concerto gratuito todo primeiro domingo do mês. A iniciativa é uma parceria com o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), sob regência do maestro Antonio Gastão, que apresentará música erudita com qualidade na Sala da Batalha do Museu.

O primeiro concerto da temporada 2011 ocorrerá no dia 3 de abril, às 16h. No repertório, estarão clássicos como Villa-Lobos, Telemann e Monteverdi, além de compositores da Renascença Espanhola.

A entrada na apresentação é livre, mas, como o número de lugares é limitado, o Museu recomenda a retirada antecipada de ingressos. Os convites estarão disponíveis na bilheteria de terça (29) a domingo (3), das 11h às 17h30.

O conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade, possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco. Desde sua fundação, é dirigido pelo maestro Antônio Gastão.

Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, o maestro Gastão teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.

Veja abaixo o programa do concerto do dia 3 de abril e algumas informações sobre as obras:

ATTAIGNANT, P. – Suíte de Danças Parisienses

  • Basse Danse 4 – La gatta
  • Basse Danse 9 – La brosse
  • Basse Danse 5 – La scarpa my faict mal
  • Basse Danse 6 – La Magdalena / Tourdion

A “basse danse”, ou “dança baixa”, era um tipo de dança muito popular nas cortes francesas do início do século XVI. O seu próprio nome descreve a forma suave como era executada, deslizando sem afastar os pés do chão.

O compositor ou compositores dessas quatro “basse danses” são anônimos. Pierre Attaignant foi, na verdade, um dos primeiros editores de música a se estabelecerem na França, tendo publicado obras de contemporâneos importantes, como Clemént Janequin e Claudin de Sermisy.

MONTEVERDI, C. – Et è pur dunque vero

Soprano: Michele Ramos

O compositor italiano Claudio Monteverdi é frequentemente descrito como um revolucionário da música, como o homem que fez a ponte entre a música da renascença e a do barroco, combinando a antiga polifonia coral com a moderna melodia acompanhada. A canção “Et è pur dunque vero”, cuja letra romântica trata das desventuras amorosas de um casal, é típica desta mistura de técnicas.

VILLA-LOBOS, H. – Prelúdio nº 2 para violão

A obra para violão de Heitor Villa-Lobos é um dos esteios do repertório deste instrumento. Os prelúdios, dedicados ao grande mestre espanhol Andrés Segóvia, são especialmente felizes na combinação do espírito brasileiro com as sonoridades que começavam, então, a marcar o século XX.

BOISMARTIER, J. B. – Motet pour Le Roy

Soprano: Michele Ramos

Joseph Bodin de Boismartier foi um compositor barroco francês que viveu na mesma época que o Rei Luís XV. Sua música melodiosa e sofisticada tornaram-no um autor de grande sucesso ainda em vida.

TELEMANN, G. P. – Trio a 2 Flauti dolci in C major, “Das Mulheres” – TWV 42:C1

  • Introduzione a tre, Grave / Vivace / Andante / Vivace
  • Xantippe, Allegro
  • Lucretia, Largo
  • C orinna, Presto
  • Clelia, Spirituoso
  • Dido, Triste/Disperato

Georg Philip Telemann forma, juntamente com Bach e Haendel, a grande trindade dos compositores barrocos alemães. Autor de obra extensíssima, Telemann inspirava-se nos temas mais variados. O trio para flautas e contínuo conhecido como o trio “das mulheres”, recebeu este apelido a partir dos subtítulos de suas diversas seções, cada um dedicado a representar musicalmente uma mulher famosa da antiguidade, desde a alegre poetisa grega Corina até a triste Dido, rainha de Cartago.

RENASCENÇA ESPANHOLA – 3 Canções

  • Levanta Pascual – Juan Del Encina
  • Venid a sospirar – Anônimo
  • Ou comamos y bebamos – Juan Del Encina

Com o Coro de Câmara da UCP

Os historiadores da música concordam que a época de ouro da música na Espanha coincidiu com a era dos grandes descobrimentos marítimos. As três canções que serão apresentadas pelo grupo exemplificam soberbamente este repertório, abordando temas recorrentes da música renascentista espanhola: a retomada da península ibérica pelos cristãos (Levanta, Pascual, para irmos a Granada, que se sonha que é tomada), o amor pastoral (Venham a suspirar comigo os pastores, pois morro sem morrer de mal de amores) e a dedicação religiosa (Hoje comamos e bebamos, que amanhã jejuaremos).

Componentes do Anima e Cuore:

Antônio Gastão – direção, violão e flauta

Filipe Kochem – violino

Frederico Kochem – flauta e oboé

Jaqueline Rosa – violino

Lylian Romero – violoncelo

Maicon Schmidt – viola

Michel Oliveira – violino

Michele Ramos – soprano

Renata Spalado – violino

Rodolfo Braga – violino

Wally Borghoff – piano e órgão

SERVIÇOS

Temporada 2011 de concertos do conjunto Anima e Cuore

Datas: todo primeiro domingo do mês, com início em 3 de abril

Horário: 16h

Local: Sala da Batalha de Campo Grande – Museu Imperial

Entrada gratuita

Informações: (24) 2245-4668

Museu Imperial

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ

Tel.: (24) 2245-5550 / 2245-5560

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Preços:

Adultos: R$ 8,00

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00

Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis às quartas-feiras e último domingo do mês: gratuito

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Arte Comunicação&Design, Música, Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s