Fãs de urso polar querem funeral digno

A morte recente do urso polar Knut, que ganhou fama mundial no Zoo de Berlim, está a gerar desacordo entre defensores e opositores da exposição dos restos mortais do animal no Museu de História Natural da cidade. Os fãs exigem um funeral digno.

 

 

O Zoo de Berlim e o Museu de História Natural da cidade anunciaram um acordo sobre a criação de uma exposição onde seriam exibidos os restos mortais do acarinhado urso Knut. A intenção foi confirmada esta sexta-feira pelo porta-voz do museu, dr. Gesine Steiner, que disse que os restos mortais do urso polar poderão ser integrados numa exposição sobre o Ártico ou sobre as mudanças climáticas globais, excluindo a hipótese de criar um memorial em sua homenagem.

A ideia, apesar de honrosa, parece não agradar ao grande número de fãs de Knut, que avançam já com uma acção online onde exigem que o animal receba um funeral digno. O número de mensagens de apoio colocadas na página criada pelo Zoo de Berlim em homenagem a Knut registava esta sexta-feira cerca de oito mil entradas. Grande parte das mensagens de fãs sugerem a realização de um protesto junto às instalações do zoo, na manhã deste sábado, para contestar a exposição dos restos mortais do urso polar no museu.

Knut morreu no passado fim-de-semana, no Zoo de Berlim, perante o testemunho de centenas de visitantes, quando caiu de uma rocha para um lago, afogando-se antes que os tratadores do zoo o conseguissem socorrer. Os resultados preliminares da autópsia de Knut, divulgados no início da semana, mostram que o urso de quatro anos morreu de doença cerebral. A autópsia está a ser realizada pelo Instituto Leibniz de Berlim para a Investigação Zoológica e de Vida Selvagem.

O urso polar Knut ganhou fama no Zoo de Berlim depois de rejeitado pela progenitora, pouco depois do seu nascimento em Dezembro de 2006, passando a ser criado pelo tratador do zoo Thomas Dörflein. Knut é hoje imagem de selos na Alemanha e um dos animais de peluche preferidos das crianças.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Museus da Alemanha, Museus da Europa, Zoológico e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s