Circuito Internacional de Arte Brasileira – Museu Inimá de Paula

Foi divulgada na terça-feira a lista com o nome dos sete vencedores, quatro deles de Maringá, do concurso Fazendo Arte com Sabor, realizado pela Purity.

O prêmio será a participação no 16º Circuito Internacional de Arte Brasileira, mostra interativa com obras de todo o País, que percorrerá, no mês de maio, Áustria, Espanha, Portugal e encerrará a turnê no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte (MG).

fonte: http://maringa.odiario.com/dmais/noticia/401754/maringaenses-sao-selecionados-para-circuito-internacional/

Rafael Silva

A artista plástica maringaense Joseane Ester da Costa Bornelli em seu ateliê: prêmio é uma satisfação e um reconhecimento do trabalho

“Semeador do Paraná”, de Maria Alice: óleo 

sobre telapara retratar um pouco do Paraná

“Abatutu”, de Joseane Bornelli: releitura de

Tarsila

Foi divulgada na terça-feira a lista com o nome dos sete vencedores, quatro deles de Maringá, do concurso Fazendo Arte com Sabor, realizado pela Purity.

O prêmio será a participação no 16º Circuito Internacional de Arte Brasileira, mostra interativa com obras de todo o País, que percorrerá, no mês de maio, Áustria, Espanha, Portugal e encerrará a turnê no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte (MG).

O concurso escolheu os representantes do Paraná que participarão do Circuito a partir de obras que, obrigatoriamente, deveriam ser feitas com embalagens cartonadas de produtos da Purity. Puderam ser inscritas obras em escultura, pintura em óleo sobre tela, acrílico, aquarela, pastel, carvão, grafite, desenho ou fotografia.

Para a curadora do Circuito no Paraná, Deborah Kemmer, o evento, realizado há 16 anos, é importante pois leva a arte brasileira para o exterior e mostra novos artistas do País para o mercado nacional e internacional.

“É um evento de grande credibilidade, com apoio do Ministério de Relações Internacionais e do Ministério da Cultura. As obras saem daqui legalizadas, com registro no Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e o Circuito é muito importante para o currículo dos artistas”, diz.

Uma das artistas maringaenses vencedoras do concurso, a ceramista Joseane Ester da Costa Bornelli, inscreveu sua escultura “Abatutu”, uma releitura da tela “Abaporu”, de Tarsila do Amaral (1928).

Artista plástica autodidata e integrante do grupo Maria do Ingá, Joseane fez uma escultura em argila gres com chamato e queimada em baixa temperatura. Depois, para atender à exigência do concurso, colou embalagens cartonadas de suco com a técnica francesa papier coller.

Terceira vez

Esta será a terceira vez que Joseane participa do Circuito Internacional de Arte Brasileira. “É importante para mostrar a nossa arte fora e dentro do Brasil. É importante para o currículo”, diz.

Joseane trabalha com arte há mais de 18 anos, já participou de várias exposições e dos editais da Lei de Incentivo à Cultura de 2006 e 2008 com projetos na área de cerâmica. Para ela, o prêmio no Concurso “Fazendo arte com sabor” é uma satisfação. “Hoje, o que falta no Brasil na área da cultura é visibilidade e reconhecimento por parte da população, algo que existe na Europa”, diz.

Outra classificadas foi a estudante do curso de Artes Visuais do Cesumar e servidora da Prefeitura, Maria Alice Miranda Grabosque. Ela fez um óleo sobre tela, intitulado “Semeador do Paraná”, e usou embalagens cartonadas picadas para dar relevo ao chão e às sementes retratadas na tela.

“Como eu gosto de trabalhar com óleo, fui desenvolvendo essa técnica até chegar ao resultado final”, conta. “Eu queria mostrar o Paraná de alguma forma, pois era uma tela que poderia ir para a Europa a ideia foi mostrar a agricultura”.

Esta será a primeira vez que Maria Alice participa do Circuito e de uma exposição. “É uma alegria muito grande. Poder se expressar e ser reconhecida por isso. É uma experiência que vale a pena”, diz.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s