Museu Itinerante

Ultragaz leva museu itinerante a mais de dez cidades do Brasil

(reprodução)

fonte: http://www.inteligemcia.com.br/26264/2011/03/16/ultragaz-leva-museu-itinerante-a-mais-de-dez-cidades-do-brasil/

São Paulo é a primeira parada do Museu Itinerante Ultragaz, que apresenta a exposição “A Natureza das pessoas”

Em mais uma ação inovadora, a Ultragaz, pioneira na distribuição de Gás LP (Liquefeito de Petróleo) e referência em ações de sustentabilidade, realiza este ano o projeto cultural Museu Itinerante Ultragaz – a arte perto de você.
Entre os dias 14 e 22 de março, o projeto estará em São Paulo, no CEU Butantã, com a exposição “A Natureza das Pessoas”, que apresenta 40 reproduções de grandes obras de arte selecionadas cuidadosamente pela curadora Katia Canton. Os trabalhos apresentados são uma coletânea de pinturas, fotos e documentação de instalações espalhadas por grandes museus do mundo e mostram a visão de artistas nacionais e internacionais sobre a relação entre o ser humano e a natureza.
“Com a arte, podemos mostrar essas visões e provocar uma reflexão sobre nossas próprias responsabilidades perante a preservação da vida”, explica a curadora e artista plástica Katia Canton, que possui diversos livros editados, é Docente e Curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e  Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
Entre os artistas brasileiros que participam da exposição estão: Cândido Portinari, Lasar Segall, Manuel de Araújo, Araquém Alcântara, Tarsila do Amaral e Leda Catunda; dentre os artistas estrangeiros podemos citar Vincent van Gogh, Edward Munch, Claude Monet, Paul Cézanne, dentre outros.
O Museu Itinerante Ultragaz também valoriza a produção artística local, por isso convida dois artistas da comunidade para expor seus trabalhos ao lado desses grandes artistas. Em São Paulo, a exposição terá obras de Vera Bekine e Marina de Falco.
O projeto conta ainda com um programa de arte e educação voltado a estudantes de escolas da rede pública e oferece à Secretaria Municipal de Educação Livros de Estudos sobre o tema da exposição e as obras que a compõem, além de um Guia para que os professores possam trabalhar com os alunos o tema da exposição em sala de aula. Mediadores estarão disponíveis durante todo o período da exposição para receber os visitantes e especial atenção é dada a grupos escolares previamente agendados junto à Secretaria Municipal de Educação.
Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Ultragaz, destaca que este é mais um projeto inovador, que tem como foco aproximar a arte das comunidades. “O Museu Itinerante Ultragaz reforça ainda mais nosso compromisso social. Apoiar um projeto deste tamanho e com tantos objetivos em benefício da arte e da sociedade vai ao encontro da filosofia da empresa, que é criar valor para a comunidade e promover o desenvolvimento sustentável”, ressalta.
A preocupação da Ultragaz é reforçada pelas ações que a área de Sustentabilidade tem desenvolvido para levar cultura a crianças e jovens de classes menos favorecidas. Um exemplo disso é a carreta Ultragaz Cultural que, nos últimos anos, rodou o Brasil e esteve em mais de 40 cidades do País, 22 Estados, com sessões de cinema gratuitas, impactando diretamente 65 mil pessoas.
O Museu Itinerante Ultragaz é realizado com recursos privados obtidos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, algumas parcerias foram estabelecidas para a realização deste trabalho, são elas: Prefeitura Municipal de Educação da Cidade de São Paulo e CEU Butantã.
Após a exposição em São Paulo, o projeto será montado em mais 10 cidades de todas as regiões do País: Santos (SP), Campinas (SP), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG) e Canoas (RS).
Quando:
De 14 a 22 de março de 2011
Local: CEU – Butantã
Endereço: Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1700 – portão 01
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira: 8h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 10h às 20h

Entrada gratuita a toda a comunidade aos fins de semana.
Visitas monitoradas
Agendamento para escolas – (11) 3732-4560
Principais canais de comunicação:
•    www.ultragaz.com.br e 0800-70-10-123
•    Twitter: @UltragazOficial e Brasilgas_Ofic
•    Facebook: Ultragaz e Brasilgás
•    Ouvidoria: ouvidoria@ultragaz.com.br ou (11) 3177-6481

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Eventos, Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s