Museus Automotivos – reprodução i carros

An Aston Martin DB5 as seen in Goldfinger. Exp...
Wikipedia

Museus Automotivos – fonte: icarros

Top 10: Museus automotivos

16/03/2011 – Gustavo Zucchi / Fonte: iCarros

Tão divertido para o fã de automóveis quanto pegar a estrada com um carro diferente, é, ao chegar ao destino, visitar um museu com veículos mais diferentes ainda. E não faltam opções para tanto. Muitas cidades, turísticas ou não, têm muitos espaços voltados a guardar a história do setor. A equipe do iCarros 10 museus voltados à nossa paixão que tem de estar no roteiro.

10: Museu Eduardo Matarazzo (Bebedouro – SP)
O nome da exposição vem do neto do empresário italiano Francisco Matarazzo. O jovem era fã de carros e mais ainda quando se tratava de restaurar modelos antigos. O museu foi inaugurado por ele em 1964, mas com sede em São Paulo. Foi transferido para a pequena Bebedouro a pedido da mulher de Eduardo Matarazzo, natural da cidade e interessada no desenvolvimento da terra natal. Conta com um raro Tucker no acervo, além de vários outros modelos nacionais e importados e ainda com aviões, locomotivas e tratores. É o mais barato para se visitar na nossa lista, já que o preço da entrada é de R$ 5.

9: Museu do Exército Brasileiro (Poços de Caldas – MG)
Este museu não traz itens apenas automotivos, mas que com certeza tem como grande atração os veículos. Localizado dentro do parque temático Water World, traz tanques e carros utilizados pelos militares brasileiros em vários momentos da história.  Custa R$ 15 a entrada no parque, que além do museu, oferece outras atrações.

8: The Bond Museum (Keswick – Inglaterra)
O espião mais famoso do mundo tem um museu dedicado a seus carros. E não são fracos os modelos em exibição, como Aston Martin DB5, Lotus Esprit S1 e o mais recente utilizado no filme “Quantum of Solace”, o Aston Martin DBS. Há também outros itens utilizados nos longametragens, como lanchas, helicópteros e tanques de guerra. Quem quiser conhecer o local, vai desembolsar, além da viagem para a Inglaterra, £6.

7: Museu Mercedes-Benz (Stuttgart – Alemanha)
O primeiro museu das montadoras em nossa lista traz a história da Mercedes-Benz e da evolução do carro. Foi inaugurado em 2006 e tem em seu acervo mais de 160 veículos, incluindo carros, ônibus e caminhões. Entre os destaques do museu estão o “Papamóvel”, utilizado por João Paulo II e o ônibus da seleção alemã na Copa do Mundo de 1974 (que foi realizada no país, e que teve a seleção anfitriã campeã, batendo o “Carrossel Holandês” na final), além de veículos históricos da marca alemã. A entrada custa 8 Euros.

6: Museu Porsche (Stuttgart – Alemanha)
Ainda não saindo da cidade de Stuttgart, é possível visitar o museu da Porsche, um dos caçulas da lista. Inaugurada em 2009, a exposição traz 80 modelos entre clássicos e modernos. Entre os destaques estão o 356 e o 550 Spider. Uma novidade para quem vai estar na cidade neste ano é a abertura de uma nova exposição, no dia primeiro de maio, comemorando os 25 anos do lançamento da Porsche Exclusive, área da montadora que cria veículos únicos para compradores exclusivos. O preço para o visitante adulto é de 8 Euros.

5: Petersen Automotive Museum (Los Angeles – Estados Unidos)
Um dos melhores museus automotivos dos Estados Unidos e um dos mais conhecidos também. Não pertence a nenhuma montadora e alterna exposições. Além disso, tem um acervo fixo de 150 carros, com destaque para a exposição dos carrinhos Hot Wheels e a área voltada a veículos ecologicamente corretos, como elétricos e híbridos.

4: Museu BMW (Munique – Alemanha)
Foi criado em 1973 e funciona até hoje (após uma reforma em 2008), Tem uma coleção de 120 carros, entre eles o M1 e o 531. É dividido em áreas que contam a história da marca e de seus modelos. Tem também uma seção voltada para a arte em veículos. Para curtir a exposição permanente o visitante vai gastar 12 Euros. Já as exposições temporárias têm preços próprios.

3º Williams Grand Prix Collection (Oxfordshire – Inglaterra)
Uma mostra bastante exclusiva. Para você conhecer a história da escuderia Williams, assim como visitar a sala de troféus, é preciso conhecer alguém lá dentro, ou torcer para que a marca abra novamente a exposição para o público. Isso aconteceu somente dois dias em 2010 (8 e 9 de julho) quando foi aberta para uma visita guiada pela primeira vez. É a maior coleção de veículos utilizados na Fórmula 1 do mundo.

2º Museu do Automóvel de São Paulo (São Paulo – SP)
Quem gostar de carros e estiver de passagem pela capital paulista não pode deixar de conferir a exposição do Museu do Automóvel de São Paulo. Inaugurado em 1999, o museu conta com um acervo de carros antigos, motos, vespas, triciclos e caminhões, todos contando a história da evolução do automóvel. Uma má notícia é que o museu está fechado (desde o começo deste ano), por falta de incentivo da prefeitura. Mas existe um projeto para que ele saia do atual local, hoje no bairro do Ipiranga, para se firmar em uma das cidades do ABC. Em São Paulo há ainda o Museu dos Transportes Públicos, que tem ônibus e bondes do começo do século.

1º Museu Ferrari (Maranello – Itália)
Um dos museus automotivos mais visitados do mundo. Recebe anualmente 200 mil fãs da marca que conferem carros históricos da Ferrari e troféus vencidos pela escuderia. Com preço de 13 Euros a entrada, guarda os lendários modelos campeões do mundo de Fórmula 1 como o F2007 e o F2002. Traz ainda os carros vendidos ao público, como o Dino 246 GT e a Ferrari Enzo.

compartilhar esta matéria » twitter Twitter facebook Facebook orkut Orkut envie para um amigo
Rss Imprimir
Geral
Últimas

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Automobilismo, Ciência & Tecnologia, Museus das Américas, Museus do Brasil. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s