Viagem por uma São Paulo Alemã

A Secretaria de Turismo e Eventos de Limeira inaugura neste sábado, dia 12 de março, a exposição “Viagem por uma São Paulo Alemã: do primeiro assentamento a 1930”, a partir das 9h, no Museu da Joia de Limeira. O evento é uma parceria com o Instituto Martius-Staden, de São Paulo.

Por meio de fotografias, ilustrações, dados e documentos, frutos de pesquisa histórica realizada pelo Instituto, a mostra apresentará os primeiros colonos e suas ocupações iniciais, as inovações e empreendimentos trazidos pelos imigrantes e a nova vida aqui partilhada, através de 29 banners.

Feita para ser itinerante, a exposição já percorreu vários locais na capital em comemoração aos 180 anos da imigração alemã no Brasil. O Museu da Joia fica na rua Dr. José Botelho Veloso, s/nº, Parque Cidade. A mostra segue até o dia 31 de março, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

O Museu da Jóia está localizado no Parque da Cidade de Limeira, no interior de São Paulo

O Museu da Jóia em Limeira foi inaugurado em 2009 na cidade localizada no interior do estado de São Paulo. O prédio está instalado no Parque da Cidade, próximo ao Ginásio Vô Lucato e ao Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

O município de Limeira é referência nacional na fabricação de joias folheadas. Lá são produzidas 500 toneladas de peças por mês, mais da metade da produção brasileira. Segundo informações, cerca de nove mil pessoas trabalham neste pólo. Além disso, é estimado que outras 45 mil sejam beneficiadas indiretamente.

O objetivo do Museu, além de contar a história da joia no município de Limeira, é incentivar o turismo na região. O local torna-se mais uma atração para a população e os visitantes que passam pela cidade.

Equipamentos antigos, fotografias e peças desenvolvidas por designers limeirenses estão expostos no local para contar parte da história deste segmento comercial que já dura mais de meio século.

De acordo com Marcos Francisco Camargo, superintendente do Museu, as instalações são amplas e modernas. “Com dois pavimentos, terraço, sala para cursos, multimídia e espaço para eventos, o empreendimento também possui sistema de segurança e monitoramente por câmera 24 horas”, explica.

O local também irá abrigar cursos e eventos relacionados ao setor. Uma feira de pronta entrega já está programada para o mês de outubro.

 

O internauta Wagner Guidi, de Limeira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Museu da Jóia de Limeira
Rua Doutor José Botelho Veloso, s/nº – Vila São João – Limeira – SP
(19) 3451-2714 / 3441-5468

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s