Aniversário de Petrópolis

No aniversário de Petrópolis, o Museu Imperial concede presentes à cidade

Petropolitanos e turistas terão entrada gratuita e receberão novo Guia de Visitação

No dia 16 de março, além do aniversário de Petrópolis também serão comemorados os 68 anos da inauguração do Museu Imperial. Para celebrar a data, o Museu oferecerá uma série de atrativos aos petropolitanos e turistas.

Em primeiro lugar, a visitação será gratuita não somente para moradores da cidade, mas também para todos os visitantes. Segundo Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor da instituição, “a medida tem como objetivo conscientizar o nosso visitante da dupla dimensão temática do Museu Imperial: a nacional, por abrigar acervo histórico e artístico referente à formação do Estado Nacional brasileiro sob o regime monárquico; e a local, pelo vínculo com a história da cidade de Petrópolis”.

Às 15h, ocorrerá a cerimônia de reinauguração oficial do pórtico de pedra da fachada do palácio. A estrutura passou por um restauro durante três meses e o resultado da intervenção será apresentado ao público. O evento contará com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Museus, José do Nascimento Júnior, representando a Exma. Ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Na data, o público receberá ainda outro presente: será lançado o Guia de Visitação do Museu Imperial, patrocinado pela Família Imperial Brasileira, e que, a partir de então, passará a ser distribuído diariamente a todos os visitantes de forma gratuita. A publicação descreve todos os ambientes do palácio e seus anexos, como o jardim e o Pavilhão das Viaturas, além de destacar as principais peças do acervo. O guia fornece também algumas curiosidades, como hábitos da família imperial e seu cotidiano em Petrópolis, e apresenta um histórico e os setores técnicos do Museu.

Concerto antecipa a comemoração

Além da comemoração no próprio dia 16, os aniversários da cidade e do Museu começam a ser celebrados na segunda-feira, dia 14. Às 18h, ocorrerá um concerto gratuito de música medieval, com o conjunto Atempo, que lança seu segundo CD, Estilo novo, nova artePolifonia de Florença e Verona no século XIV.

A apresentação será na Sala da Batalha e os interessados podem retirar seus ingressos, gratuitamente, na bilheteria do Museu até domingo (13). Aqueles que não puderem retirar o convite antecipadamente poderão participar do evento. Contudo, o número de vagas é limitado devido ao espaço restrito.

SERVIÇOS

Concerto de música medieval com o grupo Atempo

Data: 14 de março de 2011

Horário: 18h

Local: Sala da Batalha de Campo Grande – Museu Imperial

Ingresso: entrada franca – retirada de ingresso na bilheteria do Museu, entre 10 e 13 de março

Cerimônia de inauguração do pórtico e lançamento do Guia de Visitação do Museu Imperial

Data: 16 de março de 2011

Horário: 15h

Local: Entrada do palácio – Museu Imperial

Museu Imperial

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ

Tel.: (24) 2245-5550 / 2245-5560

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Preços:

Adultos: R$ 8,00

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00

Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis às quartas-feiras e último domingo do mês: gratuito

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em História, História & Arqueologia, Museus das Américas, Museus do Brasil. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s