Vice-presidente mundial da GE participa de evento no Museu Imperial

Museu Imperial, Brasil – Vice-presidente mundial da GE participa de evento no Museu Imperial

Na última quarta-feira, 23 de fevereiro, a vice-presidente mundial da General Electrics (GE) Aviation, a norte-americana Colleen Athans, esteve no Museu Imperial para um jantar em sua homenagem. Athans conheceu a carruagem cerimonial de d. Pedro II, que será restaurada com patrocínio da unidade petropolitana da empresa, a GE Celma.

 

O jantar ocorreu na Sala da Batalha de Campo Grande e foi seguido de uma edição especial de Um Sarau Imperial, apenas com voz e piano. A soprano Cláudia Paladino, que interpreta Adelaide Taunay no espetáculo, apresentou quatro modinhas do século XIX, sendo acompanhada pelo pianista Rodrigo D’Ávila, que desempenha o papel do professor de piano da princesa Isabel, Isidoro Bevilacqua.

 

O patrocínio da GE Celma para o restauro da carruagem, através da Lei de Incentivo à Cultura, foi anunciado em dezembro de 2010. O processo de intervenção está previsto para começar em março e será feito no próprio Museu, às vistas do público, por uma equipe de especialistas. É a primeira vez que a peça, construída em 1837 na Inglaterra, passa por uma restauração.

 

A Carruagem

 

A Carruagem cerimonial foi construída em 1837 pela firma britânica Pearce & Countz, fornecedora da Casa Real Inglesa, especialmente para a cerimônia de sagração e coroação de d. Pedro II, que ocorreu no dia 18 de julho de 1841. Era utilizada pelo imperador em ocasiões solenes, como os casamentos de suas duas filhas e a abertura da Assembléia Geral.

 

Trazendo os brasões do Império, a carruagem foi confeccionada em madeira, prata e outros metais, com janelas em cristal e estofamentos e revestimentos em veludo germânico bordado. Devido ao nobre metal utilizado na sua confecção, era chamada pela população do Rio de Janeiro de “Monte de Prata”. Também era conhecida como “Carro cor de cana”, em função da sua coloração. Devido ao seu enorme peso, era puxada por oito cavalos.

 

Serviços:

Museu Imperial

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Preços:

Adultos: R$ 8,00

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00

Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Assessoria de Imprensa

Bárbara Skaba

(24) 2245-7321

barbara.skaba@museuimperial.gov.br

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em História, História & Arqueologia, Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s