Semana de artes de NYC 2011

Semana de artes de NYC terá America Latina como tema

Show da Kate Nash no Moma e público estimado de 600.000.

Maior semana de artes dos EUA e uma das maiores do mundo contará ainda com seleção de filmes-arte e promoção da rede hoteleira de alto luxo para quem visita a semana.

São Paulo – Arte corre nas veias de Nova York, como parte da tradição cultural da cidade. De exibições solo à retrospectivas bombásticas em alguns dos mais importantes museus, aqui é possível viver e respirar tanto os mestres quanto o nascimento de grandes personalidades. Portanto, marque Março no seu calendário para uma experiência visual sem precedentes. É tempo de Armory Arts Week – o maior evento de artes da cidade e um dos maiores do mundo, envolvendo cada canto de NY em feiras, mostras e imersões solo.

A abertura ocorre dia 2 de Março com festa no MoMA e show especial da cantora Kate Nash. E de 3 a 6 de Março ocorre a exposição aberta ao público, que este ano é estimado em mais de 600.000 pessoas. Com mais de 300 galerias representadas por diversos países do mundo este é o maior e mais importante evento da temporada de artes da cidade e um dos maiores do mundo.

Além disso, para facilitar o acesso, o Armory show 2011 será dividido em duas partes. O Píer 92 terá espaço dedicado ao Moderno, com foco em merchants internacionais e arte moderna com significado histórico. Já o Píer 94 será dedicado à galerias e artistas de arte contemporânea, com atualizações minuto a minuto sobre arte de vanguarda. [www.armoryartsweek.com].

Este ano o Armory também apresenta uma série de debates e painéis interativos entre artistas, comerciantes, críticos e organizações. O Armory Focus terá um mix dedicado especialmente à America Latina, com galerias da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. Para complementar, o artista mexicano Gabriel Kuri foi selecionado para representar os latinos e a identidade da edição 2011. Kuri é conhecido por criar obras poéticas e justapostas a partir de materiais e objetos comuns.

Em paralelo, ocorre o The Art Show – feira que já é tradição por 23 anos em NY. Organizada pelo the Art Dealers Association of America (ADAA), se estabeleceu na Park Avenue Armory com mais de 70 top galerias dos EUA em um espaço mais íntimo. A vantagem de visitar o Art Show é aqui é possível absorver o máximo do evento em apenas algumas horas e ficar frente a frente com trabalhos dos destaques da semana, compilados em mini-mostras, todas sob o mesmo teto. Em 2011 o show traz alguns destaques como o superstar mexicano Gabriel Orozco, a esperada coleção da pintora checa de 92 anos Maria Lassnig, obras da americana Alice Neel e da britânica Rachel Whiteread. [www.artdealers.org/artshow].

Complementando a semana de artes ocorre ainda o Volta NY – feira que traz performances solo de artistas desde 2008. Em justaposição com o foco latino-americano do Armory Show, traz uma seleção de artistas contemporâneos. Maurio Miranda da Costa Rica, o argentine Amadeo Azar e as imagens 3-D do filmmaker George Kuchar figuram entre os destaques. [www.voltashow.com].

A Artprojx, recebe diversas projeções no SVA Theatre (West 23rd Street) durante a semana. Fora do eixo das feiras, é a oportunidade de ver filme-arte. São obras inviáveis em circuito comercial. Sleep (1963) de Andy Warhol é um exemplo. O MoMa projeta a obra dia 2 de Março, como parte da exibição Motion Pictures. Outras pérolas com Lou Reed, Edie Sedgwick e Nico também fazem parte da seleção. Na mesma noite uma performance especial da cantora Kate Nash abre oficialmente a semana.

Laurel Nakadate no MoMA PS1 é outra mostra imperdível com dois filmes da artista: The Wolf Knife (2010) e Stay the Same Never Change (2009). Ambos focam no seu trabalho sobre a tensão que cerca as mudanças do corpo frágil de uma adolescente. Obras pregressas como Good Morning Sunshine (2009), sobre a obsessão moderna pelo voyerismo, estão expostas. |www.artprojx.com

Eva Rothschild em 1º de Março abraça a semana com a instalação Empire em 1º de Março – na entrada principal de uma das seções mais lotadas do Central Park, e esquina com a 5ª Avenida. A peça, em colaboração com o Public Art Fund, não parece algo plantado ali. Mas uma obra orgânica, como alo que naturalmente cresceu no solo da cidade de Nova York.

Hotéis oferecem vantagens exclusivas para quem visita a Semana de Artes:

A Style & Scene oferece um guia para encontrar hospedagem que reúna luxo, design de ponta e localização privilegiada para os maiores eventos da cidade. Entretenimento e culinária inigualável e um pacote de vantagens complementam os diferenciais. Quem reaizar reserva para o período de 2-7 de Março ganha ingresso tanto para o The Armory Show nos Piers 92 & 94 (3-6 de março) quanto para o The Art Show no Park Avenue Armory (2-6 de Março). Os hóspedes recebem ainda um pacote VIP da Bloomingdale´s com direito a 15% de desconto sobre o total da compra, além de ofertas especiais oferecidas por cada hotel. | http://www.nycgo.com/styleandscene.

A NYC & Company é a organização parceira de turismo e marketing da cidade de Nova York, dedicada a maximizar viagens e oportunidades de turismo pelos quatro cantos da cidade, bem como fomentar a prosperidade econômica e espalhar uma imagem positiva de Nova York pelo mundo. |www.nycgo.com e fonte: http://www.revistafator.com.br

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Arte Comunicação&Design, Museus das Américas, Museus dos Estados Unidos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s