Museu do Milho, Xanxerê, Santa Catarina, Brasil

MUSEU DO MILHO RETRATA A HISTÓRIA DE XANXERÊ

O município de Xanxerê é conhecido como a Capital Estadual do Milho e desde 1982 realiza, bienalmente, a Festa Estadual do Milho (Femi). Para evidenciar o merecido título e resgatar a história da colonização da cidade, a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Xanxerê, através da Diretoria de Ações Culturais, mantém instalado, no Parque de Exposições Rovilho Botuluzzi, o Museu do Milho. Pela importância cultural que representa, o Museu agenda horários para visitação durante todo o ano, mas é durante a Femi que o público se intensifica.

O Museu é ambientado com fotos, objetos e documentos antigos – doados pela comunidade através de campanhas e visitas realizadas na zona rural e urbana da cidade. Ele expressa a diversidade de culturas que colonizaram o município – destacando o cultivo do milho e os antigos métodos de trabalho. Com uma área de cerca de 218 m2, o Museu possui estilo rústico – construído com tijolo maciço, sem reboco, cobertura de telha cerâmica, piso de concreto desempenado, com forro e aberturas de madeira.

Já a ambientação externa do Museu conta com uma roda d’água, um poço, um forno, um manjolo, um moinho de pedra – que ainda produz farinha, cascata natural com bica d’água e uma cerca de taipas. A parte interna conserva um acervo de cerca de trezentas peças e a representação de um cenário que retrata a cultura local, principalmente o estilo de vida e de sobrevivência dos primeiros imigrantes da região.

Anualmente, desde o ano 2000, uma equipe de voluntários faz pesquisas e coletas de materiais para o acervo do Museu. Coordenada por Magda Vicini, a equipe é formada pelos seguintes voluntários: Márcia Galvagni, Nilce Brandenberguer, Erenita Isoton, Beatriz Tombini, Lauri Demarchi, Silvino Berté, Leonilze de Bonna e Antonio Rabaiolli.e Bonna e Antonio Rabaiolli.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Alimentos & Bebidas, Milho, Milho, Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s