Museu da TAP

Museu da TAP guarda história, documentação, uniformes e toda cultura de uma das maiores empresas aéreas do mundo.

Introdução

A criação do núcleo museológico da TAP foi da iniciativa do Conselho de Gerência e remonta a 1978, mas a sua inauguração oficial ocorreria somente a 14 de Março de 1985, integrada nas comemorações do 40º aniversário da empresa.

Em Novembro de 1997, com a proximidade da Expo’98, e após um período de cerca de dez anos de indefinição, em Novembro de 1997 foi-lhe atribuída uma equipa de trabalho permanente cuja principal tarefa de rectaguarda tem sido classificar, inventariar e conservar o seu espólio, com vista à preservação e divulgação da história da TAP.

Contudo, as limitações do espaço expositivo na sede da Empresa, junto ao aeroporto de Lisboa, não permitiam corresponder a todas as solicitações e foi graças ao interesse sempre demonstrado pelo público e por numerosas organizações, entre elas a Força Aérea Portuguesa,  que participou em numerosos eventos de relevo.

É reconhecido que, ao longo da sua existência, a Força Aérea Portuguesa e os Transportes Aéreos Portugueses operaram e partilharam recursos e grande afinidade histórica.

Como tal, a 14 de Outubro de 2009, no âmbito das Comemorações do Centenário da Aviação em Portugal, foi assinado um protocolo com o objectivo de preservar a memória da aviação nacional, militar e civil, e de divulgar a História da Aviação em Portugal.

Alguns meses depois, a 29 de Janeiro de 2010, foram abertas ao público as instalações requalificadas do Museu do Ar compreendendo uma área de 7000m2 com 28 aviões expostos, dos quais 2 réplicas, 2 narizes de aviões reais e, além das exposições conjuntas em hangar, as salas de exposição da TAP e ANA com peças de grande raridade.

O visitante passou a ter ainda à sua disposição uma área de recepção, dotada de loja aeronáutica com uma vasta gama de produtos e um espaço de auditório constituído por cadeiras de um avião Boeing 737, oferecidas pela TAP Portugal, onde poderá assistir a filmes temáticos.

No reduto TAP, na área do aeroporto de Lisboa, encontra-se o Sector de Documentação e Arquivo do Museu TAP onde, mediante marcação prévia, poderá ser consultada documentação tão diversificada como diários de navegação, fotografias, manuais ou material publicitário.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Aviação, Militar, Museus da Europa, Museus de Portugal e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s