Escola de Luthieria

Inhotim inaugura Escola de Luthieria em Brumadinho

18/02/2011

 

Oficina pretende ensinar a consertar instrumentos de sopro

A partir do próximo mês os interessados em se especializar em construção e reparo de instrumentos musicais de sopro poderão, pela primeira vez, aprender o ofício em Brumadinho. Em parceria com o Ministério do Turismo, o Instituto Inhotim por meio da diretoria de Inclusão e Cidadania lançou no início deste mês o edital para o recrutamento de alunos para a Escola de Luthieria. Estão sendo oferecidas 20 vagas.

Durante as aulas ministradas por dois luthiers, os alunos terão aulas teóricas e contato com instrumentos musicais. “O mercado para quem quer seguir a profissão de luthier é muito bom, pois a cada dia cresce o número de bandas de música e são criados novos instrumentos. O luthier é quem vai cuidar da manutenção de todo esse material”, afirma o especialista Eliseu Amaral que trabalha há 10 anos no ramo. Ainda de acordo com Amaral, os interessados nas aulas precisarão ter dedicação para aprender o ofício. “Um bom profissional pode chegar a ganhar R$ 3 mil por mês apenas consertando os instrumentos. Como na cidade ainda não há concorrência, o mercado será todo para essa nova turma”, relata.

A criação da Escola de Luthieria é uma das ações planejadas pelo Instituto Inhotim para o projeto “Música, Arte e Cultura no Vale” que tem como foco o fortalecimento e a valorização do turismo de base comunitária nas regiões de Brumadinho, Bonfim, Moeda e Rio Manso. De acordo com a coordenadora desta ação, Maria Alzira de Souza, a ideia surgiu por uma necessidade gerada pela ausência desse tipo de profissional na região. “Quando precisamos consertar os instrumentos das sete bandas de música que fazem parte dos nossos projetos, levamos para Belo Horizonte. Com essa capacitação queremos que a cidade tenha estrutura para manter a música como fonte de inclusão social. Apoiamos as bandas, formamos novos corais e agora queremos formar pessoas capacitadas para cuidar dos instrumentos. Além disso formar novos profissionais e garantir um mercado de trabalho para os interessados em fazer carreira nesta área”, afirma.

Os interessados em aprender o ofício de luthier devem ter idade mínima de 16 anos, pois de acordo com a equipe de coordenação haverá manuseio de ferramentas e objetos que oferecem risco às crianças. A oficina é gratuita e terá duração de um ano. As aulas acontecerão aos sábados das 8h às 13h na rua Presidente Vargas, 523, no Centro de Brumadinho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 31 9936.7943 ou pelo e-mail mariaalzira@inhotim.org.br.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Arte Comunicação&Design, Música, Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s