Galeria de Arte Brasileira do Século XIX é reaberta

No Museu Nacional de Belas Artes – Galeria de Arte Brasileira do Século XIX é reaberta

Principal acervo de arte oitocentista do Brasil volta a ser exibido ao público em espaço renovado, com nova expografia e obras de arte restauradas

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) reinaugura no dia 17 de fevereiro, às 18h, a Galeria de Arte Brasileira do Século XIX. O evento de reabertura da Galeria terá presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, e da diretora do MNBA, Mônica Xexéo.

Depois de três anos fechada para reforma do espaço, modernização da expografia e restauração de pinturas, esculturas e mobiliário, a Galeria volta a oferecer ao público o maior e mais importante acervo de arte brasileira oitocentista. Além de retomar a exibição de ícones das artes visuais como Batalha do Avaí (de Pedro Américo) e Primeira Missa no Brasil (de Victor Meirelles), a Galeria reabre com acervo restaurado e ampliado para 230 obras – cerca de 110 a mais do que no início de 2008, quando foi fechada. Entre as novidades, estão curiosidades como as telas São Pedro de Alcântara (de autor desconhecido), que poderá ser vista pela primeira vez, e O remorso de Judas, de Almeida Junior, que volta às paredes da Galeria depois de 60 anos, após passar por criterioso processo de restauração. Mais de 100 obras foram restauradas nos laboratórios do museu, em um trabalho minucioso que demandou quatro anos.

O espaço exibe ainda preciosidades como Más notícias, de Rodolfo Amoedo (1895); Descanso da modelo, de Almeida Junior (1882), e Gioventu, de Eliseu Visconti (1898), além de esculturas como Cristo e a mulher adúltera, de Rodolfo Bernardelli (1888); O Rio Paraíba do Sul, de Almeida Reis (1886); e Alegoria do Império Brasileiro, de Chaves Pinheiro (1872). Há trabalhos assinados por Belmiro de Almeida, Debret, Agostinho da Mota, Taunay, Araújo Porto Alegre, Zeferino da Costa, Castagneto, Antonio Parreira, Henrique Bernardelli, Facchinetti e Estevão Silva, entre outros.

Com curadoria do museólogo Pedro Xexéo, a Galeria também recebeu nova expografia, seguindo conceito  que espelha renovada concepção museológica.

A reforma da Galeria do Século XIX foi mais uma etapa do projeto de revitalização do museu, que desde 2004 vem passando por obras para recuperação do prédio e requalificação do acervo e da reserva técnica. As obras são acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pois o prédio, datado de 1908, é tombado. O MNBA recebeu recursos de empresas e instituições como Petrobras, BNDES, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal e Ministério do Turismo, além dos recursos destinados pelo Ministério da Cultura.

Informações para a imprensa:
Nelson Junior (MNBA): (21) 2532-7503 e imprensa@mnba.gov.br
Tatiana Beltrão (Ibram): (61) 2024-4035, 9619-5445 e 9894-8541. ascom@museus.gov.br e tatiana.beltrao@museus.gov.br
Aline Fonseca Andrade (Ibram): (61) 2024-4034. aline.andrade@museus.gov.br

Reabertura da Galeria de Arte Brasileira do Século XIX
Data: 17 de fevereiro (para convidados), às 18h. Visitação a partir de 18 de fevereiro
Horário: terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 17h
Endereço do MNBA: Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ). www.mnba.gov.br

Outros posts no Maniamuseu:

https://maniamuseu.wordpress.com/2011/01/20/museu-nacional-de-belas-artes-faz-74-anos/

Fonte: Assessoria de Comunicação, Ibram/MinC

Data de Publicação:  14/02/2011

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Arte Comunicação&Design, Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s