Casa de Cultura Mário Quintana – 20 anos

Ícone cultural de Porto Alegre está completando 20 anos…

A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic, pelo Banrisul, no governo de Amaral de Souza. O negócio foi feito para que o governo do Estado pudesse comprá-lo, já que o poder público não dispunha de recursos suficientes para cobrir o valor real.
Em 29 de dezembro de 1982, o governo do Estado adquiriu o Majestic do Banrisul e, um ano mais tarde, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura. No mesmo ano, através da lei 7803 de 8 de julho, recebeu a denominação de Mario Quintana, passando a fazer parte da então Subsecretaria de Cultura do Estado.
Os espaços tradicionais da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul: Galeria Augusto Meyer, Complexo Bruno Kiefer, Teatro Bruno Kiefer, Sala Eduardo Hirtz, Biblioteca Érico Verissimo, Espaço João Fahrion, Auditório Luís Cosme, Discoteca Nato Henn, Sala Paulo Amorin, Espaço Romeu Grimaldi, Espaço Vasco Prado, Biblioteca Armando Albuquerque, Teatro Carlos Carvalho, Espaço Elis Regina, Espaço Fernando Corona, Biblioteca Lucília Minssen, Espaço Maurício Rosemblatt, Sala Norberto Lubisco, Sala Radamés Gnattali, Galeria Sotero Cosme, Galeria Xico Stockinger.
Caminhando do centro para a praia, pela mesma Rua da Praia, a rota dos artistas passa por mais pousadas, como o Memorial e o Santander Cultural, ainda jovens na sua essência, habitando velhos prédios novos de fachada, como os da Casa de Cultura, agora de roupa nova e lavada.
Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Centro
CEP 90020-004 / Porto Alegre (RS)

Fone: (51) 3221-7147
e-mail: ccmq@ccmq.com.br

Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736
cep:90020-004  Bairro Centro
Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Tel: (51) 3221.7147

Horário de funcionamento:
De terças a sextas das 9h às 21h
Sábados e domingos das 12h às 21h

ACERVO ELIS REGINA
Elis ReginaO Acervo Elis Regina é um espaço especialmente planejado para reunir documentos e materiais sobre a vida e a obra da artista gaúcha Elis Regina, um ícone da arte de cantar, interpretar e representar a música brasileira. O acervo é formado ….
CINEMATECA PAULO AMORIM
A Cinemateca Paulo Amorim, localizada no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, reúne três salas de cinema: Paulo Amorim, Eduardo Hirtz e Norberto Lubisco. Além de promover lançamentos, mostras e ciclos cinematográficos, …
CAFÉ DOS CATAVENTOS
ACERVO MARIO QUINTANA
CAFÉ SANTO DE CASA

endereço:

Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736
cep:90020-004  Bairro Centro
Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Tel: (51) 3221.7147

Horário de funcionamento:
De terças a sextas das 9h às 21h
Sábados e domingos das 12h às 21h

fonte:

Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre – Teatro, Cinema, Dança, Música, Exposições, Acervo Mario Quintana, Acervo Elis Regina Bar Restaurante visite em PORTO ALEGRE / RS.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Arte Comunicação&Design, Escrita & Literatura, Gente & Comportamento, Museus das Américas, Museus do Brasil, Teatro e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s