Vá para o espaço e infinito no Circuito Cultural Liberdade em Belo Horizonte, MG – Brasil.
Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Apresentação
O antigo prédio da Reitoria da UEMG, na Praça da Liberdade, abrigará o mais novo espaço de divulgação e fruição científica de Minas Gerais, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, resultado da parceria entre TIM, UFMG e Governo do Estado.
Em seus cinco andares, o prédio integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade abrigará um planetário de última geração e único em Minas, observatório astronômico e um conjunto de exposições temáticas interativas que abordarão assuntos como o universo, a vida na Terra, o meio ambiente e os processos humanos de simbolização e trocas sociais, com cenários interativos e muita tecnologia.
Mais que difundir conhecimento, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento será também um centro produtor e propulsor de saberes. A ideia é trabalhar, por exemplo, para produzir linguagens que sejam, ao mesmo tempo, acessíveis e não comprometam o rigor científico.
Responsável pelo conteúdo, a UFMG vai preparar e tornar disponível material didático para o visitante, além de oferecer cursos, oficinas e palestras sobre os mais diversos temas e formar grupos de estudo para educadores. O objetivo da iniciativa é aproximar a ciência das pessoas, socializando, de forma interativa e envolvente, o conhecimento produzido na universidade.
O Espaço TIM UFMG do Conhecimento é aberto ao público, mas a expectativa é de que seja visitado principalmente por professores e alunos do Ensino Fundamental, como ocorre em outras partes do mundo com centros do gênero.
O local abrigará exposições, mostras virtuais e experimentos interativos sobre ciência, conhecimento, arte e tecnologia, além de planetário, e deverá, ter sua exposição renovada, para apresentar a diversidade das áreas de conhecimento que compõem a UFMG, visando aumentar a interlocução dos grupos de pesquisa com o grande público.
Histórico do prédio
O prédio da Reitoria da UEMG foi construído em 1961, a partir de um projeto do arquiteto Galileu Reis. Originalmente destinado a ser um anexo da Secretaria de Estado da Educação, em 1993, passou a abrigar a Reitoria da UEMG até o início das obras de revitalização do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O projeto de reforma do prédio para abrigar o Espaço TIM UFMG do Conhecimento é de autoria da arquiteta Jô Vasconcellos.
Exposição Inaugural
A exposição se inicia no quinto pavimento, com a instalação O Aleph, onde é simulada uma grande escada que se dirige ao infinito, atrás da qual se pode ver um ponto luminoso que encerra a visão de tudo o que existe. Fazendo uma referência ao conto homônimo de Jorge Luís Borges, a instalação trata da busca ilusória pela totalidade do conhecimento, através do acesso a um arsenal de imagens capaz de abarcar simultaneamente todas as coisas do mundo.
Após O Aleph, a mostra segue nos três outros pavimentos do edifício, desenvolvendo três subtemas: Origens, Vertentes e Águas.
Galeria de Imagens
Conheça o mais novo e completo centro cultural de Minas Gerais. Aqui estão reunidas as imagens dos prédios que já estão prontos e perspectivas de como ficarão os que ainda estão em fase de finalização.
Ficha técnica
Curadoria: Professora Patrícia Maria Kauark Leite
Coordenação editorial: Professora Maria Inês de Almeida
Coordenação Áudio-visual: Professor Rodrigo Minelli
Assistente de Curadoria: René Lommez Gomes (historiador)
Museografia: Paulo Schmidt (artista plástico)