Carnaval no Museu – Petrópolis

Folia e festa, se você prefere outros programas pense MUSEU no seu Carnaval…

O Museu Imperial abrirá suas portas durante todo o Carnaval para oferecer uma programação repleta de atividades aos petropolitanos e visitantes.

A instituição funcionará, inclusive, na segunda-feira, dia 7 de março, garantindo uma opção de cultura e lazer àqueles que buscam uma alternativa à folia. Neste dia, a entrada será gratuita a todos os moradores de Petrópolis. Para garantir o ingresso, basta apresentar comprovante de residência e um documento de identidade.

Na Quarta-feira de Cinzas, o Museu não funcionará. E, por questões de segurança, ao longo dos quatro dias de Carnaval, o Museu encerrará suas atividades mais cedo, funcionando das 11h às 16h. Nesse período, no entanto, haverá diversas atividades para que o público possa aproveitar o feriadão.

Visitas guiadas

Na sexta (4) e no sábado (5), o público terá a oportunidade de conhecer o Museu através de visitas guiadas. Na sexta, elas ocorrerão nos seguintes horários: 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h. No sábado, não haverá as visitas de 15h e 16h.

A equipe de monitoras, treinada e capacitada pelo Setor de Educação, proporciona ao visitante uma verdadeira viagem ao século XIX a partir do acervo do Museu e dos espaços do Palácio Imperial. Os participantes poderão conhecer mais sobre o dia a dia da família imperial e sobre acontecimentos relacionados ao Império brasileiro.

Um Sarau Imperial e Som e Luz

Os espetáculos Um Sarau Imperial e Som e Luz acontecerão normalmente na quinta e na sexta-feira que antecedem o Carnaval, mas não haverá apresentações no sábado.

Na quinta-feira, o Sarau ocorre em dois horários, 13h30 e 15h, e na sexta, às 18h30.  Já o Som e Luz acontece em ambos os dias às 20h.

Após a Quarta-feira de Cinzas, a programação voltará ao normal, com apresentações do Sarau e do Som e Luz na quinta, na sexta e no sábado.

III Concerto do Dia Nacional de Música Clássica

No dia 5 de março, sábado de Carnaval, é comemorado também o Dia Nacional da Música Clássica. Instituída em 2009 pelo presidente Lula, a data é uma homenagem ao aniversário do maestro Heitor Villa-Lobos. Para celebrá-la, o Museu Imperial oferecerá um concerto gratuito a partir das 15h.

O evento contará com a Orquestra de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis e com o Conjunto Anima Cuore, ambos regidos pelo maestro Antônio Gastão. Será a quarta vez que os grupos se apresentam no Museu Imperial, repetindo o sucesso do concerto de 2009 e de duas apresentações em 2010.

Fundada em fevereiro de 1997, a Orquestra de Câmara da UCP é uma orquestra-escola, combinando músicos experientes com jovens recém-iniciados na prática instrumental. Dedicando-se principalmente à Música Sacra, possui em seu repertório clássicos de Mozart, Bach, Schubert, Purcell e outros, além de obras modernas de compositores brasileiros, como Cézar Guerra-Peixe, Carlos Cruz e Ernani Aguiar.

O Conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações, entre as quais festivais de inverno e a homenagem aos 200 anos do falecimento do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, no Consulado da República Federal da Alemanha. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da Universidade, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.

O maestro Gastão, responsável por ambos os grupos, é graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música e teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores. Gastão vem ainda contribuindo regularmente com a composição de trabalhos originais para a Orquestra UCP.

Programação do Carnaval

Sexta-feira, dia 4 de março

11h às 18h: visitação ao palácio

11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h: visitas guiadas

18h30: Um Sarau Imperial

20h: Som e Luz

Sábado, dia 5 de março

11h às 16h: visitação ao palácio

11h, 12h, 13h e 14h: visitas guiadas

15h: III Concerto do Dia Nacional da Música Clássica

Domingo, dia 6 de março

11h às 16h: visitação ao palácio

Segunda-feira, dia 7 de março

11h às 16h: visitação ao palácio

Terça-feira, dia 8 de março

11h às 16h: visitação ao palácio

Quarta-feira, dia 9 de março

O Museu Imperial não funcionará

SERVIÇOS

Visitas guiadas ao Museu Imperial

Datas: 4 e 5 de março de 2011

Horários – dia 4: 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h

Horários – dia 5: 11h, 12h, 13h e 14h

Um Sarau Imperial

Data: 4 de março

Horário: 18h30

Concerto do Conjunto Anima e Cuore e da Orquestra de Câmara da UCP

Data: 5 de março de 2011

Horário: 15h

Museu Imperial

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ

Tel.: (24) 2245-5550 / 2245-5560

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Preços:

Adultos: R$ 8,00

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00

Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis às quartas-feiras e último domingo do mês: gratuito

Assessoria de Imprensa

Bárbara Skaba

(24) 2245-7321

barbara.skaba@museuimperial.gov.br

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s