Museu do Trabalho – Porto Alegre, RS, Brasil

Autor: Adelheid Tomaselli
Título: “Museu do Trabalho” – 1999
Ténica: Litografia
Dimensões: 38 x 28 cm.

O Museu do Trabalho de Porto Alegre.

Fundado em 7 de dezembro de 1982, o Museu do Trabalho fazia parte de um amplo projeto de preservação e restauração da antiga Usina do Gasômetro, então abandonada pela Eletrobrás.

Com o objetivo de evitar a demolição do prédio, um grupo de estudantes e professores da PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do RGS, liderados pelo sociólogo Marcos Flávio Soares, iniciou um amplo debate público sobre o destino da Usina. Graças a esta ação em 1983 o prédio foi tombado como Patrimonio Histórico do Estado.

.foto do Museu
O projeto inicial de ocupação da Usina do Gasômetro não pôde ser implantado e o Museu do Trabalho ficou instalado na sua sede provisória, nos galpões situados no início da Rua da Praia, de propriedade da Marinha do Brasil, onde está até hoje.

Apesar disto o museu seguiu estruturando-se e em 1986 já contava com um numeroso acervo de máquinas, instrumentos, filmes, fotos e documentos referentes ao trabalho e à sua história social.

Com uma sede e um acervo constituído, o museu, que não recebe verbas públicas por tratar-se de uma entidade civil, buscou mecanismos que gerassem recursos próprios para sua manutenção e crescimento. Começa então a nascer um novo espaço cultural para a cidade.

Em 1987 em um dos galpões anexos ao museu, montou-se o Teatro do Museu do Trabalho. Sua primeira experiência de sucesso foi com a Cia. Teatro Novo, de Ronald Radde, parceria que durou 10 anos.

Nos outros galpões, houve o remanejo da exposição de máquinas e instrumentos de trabalho para a implantação de um atelier de artes plásticas, específicamente as gráficas. E em 1987 alguns artistas, entre eles Danúbio Gonçalves, deram início ao que viria ser um dos mais amplos e completos ateliers de gravura do estado.

No mesmo periodo o Museu do Trabalho inaugurou uma sala de exposições. Espaço que em seus 19 anos de existência já promoveu cerca de 200 mostras, entre exposições individuais e coletivas de artistas locais, brasileiros e internacionais.

No ano 2004 mais uma parceria de sucesso veio juntar-se ao espaço do Museu do Trabalho, a Cia. de Dança Terpsí de Carlota Albuquerque. O grupo ocupa desde então a sala anexa ao teatro, promovendo cursos, seminários e atividades ligadas à dança, à música e ao teatro.

O Museu do Trabalho mantem-se com verbas oriundas de suas atividades culturais como espetáculos no teatro, os cursos de artes plásticas e os consórcios de gravuras e esculturas. Este fato ressalta a importância da participação direta da comunidade junto ao museu e garante sua sustentabilidade.

Nestes 25 anos de atividades ininterruptas, apesar das dificuldades, o Museu do Trabalho não apenas solidificou-se como criou uma identidade própria de espaço alternativo, independente e ativo, hoje em dia importante para o cenário cultural porto-alegrense.

Em sua concepção original, o Museu do Trabalho, seria constituído de um acervo que retratasse de forma cronológica a evolução do mundo do trabalho no Rio Grande do Sul. Esta evolução seria recortada pelas formas de organização que prevaleceram ao longo desse tempo, especialmente o artesanato e culminando com o modelo fabril sem deixar contudo de apontar para novas formas de organização que se desenham para o futuro.

Todavia, em razão da falta de espaço e da frustação decorrente da não localização do Museu do Trabalho na Usina do Gasômetro, o acervo constitui-se de peças isoladas representativas de algumas empresas tradicionais do RGS. Assim, lá está uma mesa de ourives da extinta Casa Masson, máquinas da gráfica da Livraria do Globo e outros instrumentos de trabalho que remontam à distintos momentos da história econômico e social do Rio Grande do Sul.

Tear fabricado em 1914 Tear fabricado em 1914
Doação: A.J.Renner
Central Telefônica fabricada em 1938
Central Telefônica fabricada em 1938
Doação: CRT

 

Mostras programadas para a Temporada 2011

Joice Giacomoni
Objetos
15 de março a 24 de abril

Nick Rands
Desenho e instalação
3 de maio a 19 de junho

Em tratativas
29 de junho a 21 de agosto

Eny Schuch
Objetos e videos

30 de agosto a 23 de outubro

Jaca
Desenhos
27 de outubro a 23 de dezembro

Mostras programadas para a Temporada 2012

Laura Teixeira
Desenhos, livros e objetos
22 de março a 13 de maio

A Novíssima Geração
Desenho e pintura
22 de maio a 17 de junho

Gisela Waetge
Desenho e pintura
20 de junho a 15 de julho

Em tratativas
19 de julho a 9 de setembro

Em tratativas
19 de setembro a 28 de novembro

Mostra comemorativa aos 30 anos do Museu do Trabalho
15 de dezembro a 27 de janeiro de 2013

Mostras programadas para a Temporada 2013

Individual do vencedor de A Novíssima Geração
Pintura ou desenho, ou as duas técnicas.
12 de março a 28 de abril

Em aberto
11 de maio a 30 de junho

Em aberto
9 de julho a 1 de setembro

Em aberto
5 de setembro a 27 de outubro

Em aberto
5 de novembro a 22 de dezembro

_______________________________________________________

OBS 1: Qualquer uma dessas datas ou mostras
programadas podem sofrer alterações.

OBS 2: A realização da agenda de 2014 fica atrelada a
concretização da reforma prevista na sede do museu.

 

Rua dos Andradas, 230
CEP 90020-000 – Porto Alegre – RS – BRASIL
Tel/fax (51) 3227-5196

Visitação: de terça-feira a domingo, das 13h 30min às 18h 30min.

A ilustração acima é uma litografia de autoria de Adelheid Tomaselli, intitulada “Museu do Trabalho”, 38 x 28 cm, 1999.

 

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em História, História & Arqueologia, Museus das Américas, Museus do Brasil, Ofícios, Produtos & Artesanatos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s