Museu Nacional – Rio de Janeiro

Museu Nacional

___

O Museu Nacional reúne os maiores acervos científicos da América Latina, laboratórios de pesquisa e cursos de pós-graduação. As peças que compõem as exposições abertas ao público, (cerca de três mil atualmente) são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Invertebrados, Vertebrados, Geologia e Paleontologia.

___

Este sítio estará iniciando em 2011 um processo de requalificação, com objetivo de melhorar sua apresentação estética e funcional. Este processo contará com o patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura.

Ao longo do tempo, o Paço de São Cristóvão,  sofreu diversas transformações, como a ampliação do palácio feita por D. Pedro II a partir de 1850. Lá ele viveu em um período de longa duração, tornando este edifício testemunha de diversos momentos importantes na História do Brasil.

A partir de 17 de dezembro, o Museu Nacional/UFRJ apresenta a exposição “Um Tiranossauro no Museu”, que exibirá o crânio de quase três metros deste carnívoro que viveu há 65 milhões de anos e que povoa a imaginação popular como o mais temido dos dinossauros.

Exposição exibe Antártica de 80 milhões de anos atrás No lugar de gelo, florestas. Ao invés de pingüins, répteis gigantes. “Fósseis do Continente Gelado – O Museu Nacional na Antártica” revela ao público o passado de uma região ainda pouco explorada.

O Projeto Dinos-Virtuais apresenta a primeira exposição virtual de vertebrados fósseis da América Latina. Além disso, você encontrará um catálogo com informações científicas sobre as espécies e poderá manipular os arquivos 3D.

Acesse, via internet, o acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional, UFRJ. Essas coleções formam um patrimônio de referência reconhecida nas áreas de ciências naturais e antropológicas.

Médico, antropólogo e educador, conheça um pouco da biografia deste que foi o precursor da radiodifusão brasileira, e sua persistente dedicação na difusão da cultura e da educação no Brasil.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Arte Comunicação&Design, Ciência & Tecnologia, História, História & Arqueologia, Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s