Inhotim nas férias escolares

Inhotim terá horário especial e programação de férias em janeiro
28/12/2010

Durante todo o mês de janeiro, os acervos botânico e artístico do Instituto Inhotim serão objetos de estudos para as oficinas de férias oferecidas pela instituição. De 05 a 30 de janeiro, diversas atividades serão oferecidas para pais e filhos que queiram aprofundar nas temáticas da Arte Contemporânea e Botânica e Meio Ambiente.

Com o tema Biodiversidade e Ciência, a equipe de Educação Ambiental Inhotim preparou uma programação especial para o público de todas as idades. A popularização da ciência, sensibilização ambiental e desenvolvimento sustentável serão pontos de partida das atividades ofertadas para crianças, jovens e adultos.  Todos serão convidados a participar e aprender nas oficinas Cuca Verde e Criar & Reutilizar, na Estação Jardim e no Espaço Ciência, além das visitas especiais. Já a equipe de arte e educação do Instituto vai propor a utilização do corpo como suporte para o contato entre o visitante e a obra.

Durante o primeiro mês do ano, o Inhotim também terá horário especial de funcionamento, das 9h30 às 17h30, de quarta a domingo. Em fevereiro, o horário de funcionamento volta ao normal, de quarta a sexta feira das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30

A participação nas atividades serão gratuitas. A entrada no Inhotim custa R$ 16. A programação completa de férias pode ser conferida abaixo:

De 05 a 30/01

Visita Panorâmica: às 11h e 14h

Oferece visão geral do Instituto e contempla jardins e algumas obras expostas em ambientes externo

Espaço Ciência: das 10h30 às 16h30

Em um ambiente com lupas eletrônicas e microscópios, o visitante será convidado a
descobrir estruturas curiosas de organismos vivos, inclusive parte da estrutura reprodutora da famosa flor cadáver – Amorphophallustitanum (Becc.) Becc. exArcang.

Estação de Jardim: das 10h30 às 16h30

Pranchas comespécies do acervo botânico e fauna do Inhotim,  estarão à disposição para o público livre neste espaço. Além de colorir, decorar e recortar, cada prancha traz informações e curiosidades sobre as espécies. Lupas e binóculos também serão disponibilizados para investigação do jardim e lagos do entorno.
Local: Alameda principal, próxima a obra do Dan Gran.

Estação de trabalho de arte: das 10h30 às 16h30

O visitante será convidado a propor uma intervenção em seu próprio corpo, a partir da última obra visitada, para revelar o contato que teve com o trabalho de arte.

Local: Galerias Praça e Marcenaria. Nestes locais,

Apenas sábados e domingos

Temática especial “Botânica e Sustentabilidade“: às 10h30

Sustentabilidade edesenvolvimento sustentável serão temas de reflexão e discussão neste circuito. A sensibilização acontecerá com a utilização do acervo
botânico disposto noInhotim para uma ampla discussão do tema. Os participantes receberão um guia especial colorido das espécies destacadas no circuito.

Temática Ambiental às 14h30

Com uma 1h30 de duração, a visita é um convite à reflexão sobre a importância de conservação da biodiversidade através de uma agradável conversa pelo jardim do Inhotim. Parte da relevante coleção botânica e outros elementos que compõem este espaçoserão destacados ao longo do percurso.

Temática especial de arte às 15h

As visitas percorrerão os trabalhos dos artistas Janine Antoni, Edgard de Souza, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Chris Burden, Tunga, John e Rigoberto Torres e Ernesto Neto.

08 e 22/01

Oficina Cuca Verde: das 15h às 16h30

Com tampinhas de garrafa PET, retalhos de tecidos, cortiça e outros materiais que seriam descartados, os participantes vão construir o boneco Cuca Verde(cabeça de alpiste),além de levar para casa uma lembrança do dia, a criançada terá oportunidade de cuidar e acompanhar o desenvolvimento da sua plantinha.

Local: Estação de trabalho

09, 16 e 30/01

Circuitinho “Bicho ou planta?: às 15h

Pais e filhos farão uma divertida investigação nos jardins do Inhotim com lupas, binóculos e fotografias. O objetivo é descobrir plantas que levam nome popular de bichos e suas curiosidades, como por exemplo a pata de elefante e a palmeira rabo de peixe.

Local: saída da estação de trabalho

15 e 29/01

Oficina: “Criar e Reutilizar”: às 15h

Uma oficina dedicada a confeccionar brinquedos variados, com diferentes finalidades, utilizando materiais que seriam descartados e agora terão outra função, principalmente garrafas pet.

Local: Estação de trabalho

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s