Museu Imperial quebra recorde de visitação

sami_top
Museu Imperial alcança maior visitação dos últimos 23 anos
Em 2010, o Museu Imperial alcançou o recorde de público dos últimos 23 anos, recebendo 331.347 visitantes ao longo do ano. O número engloba visitantes em geral, grupos escolares e o público dos eventos Um Sarau Imperial e Som e Luz.
“O número recorde é um reflexo da comunicação do Museu Imperial com seu público. Seja no âmbito local, com as medidas de aproximação com os moradores da cidade de Petrópolis, seja no âmbito nacional, com o intenso fluxo de visitação ao portal do Museu e participação nas redes sociais, além da fidelização de clientes que se apropriam, cada vez mais, das programações da Semana dos Museus, da Primavera dos Museus, do BunkaSai, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e outras ações sazonais já conhecidas do público local, regional e nacional”, afirma o diretor do Museu, Maurício Vicente Ferreira Júnior.
Do total de visitantes, mais de 70 mil eram integrantes de grupos escolares, o que demonstra uma crescente valorização do Museu como fonte de conhecimento. As visitas são guiadas por monitores capacitados pelo Setor de Educação para lidar com esse público específico. Além disso, são realizadas atividades educativas com as crianças e adolescentes, tendo como objetivo levá-los a um processo ativo de conhecimento crítico, apropriação consciente e valorização da história nacional.
Os projetos Um Sarau Imperial e Som e Luz, por sua vez, foram responsáveis por 2.525 e 24.442 visitantes, respectivamente. Os eventos são meios de transmitir um pouco da história de Petrópolis e do Brasil para o público de uma forma dinâmica e interativa. O Sarau proporciona a vivência de uma atividade de lazer comum no século XIX, com músicas da época e diálogos baseados no acervo documental do Museu. Já o Som e Luz utiliza efeitos de iluminação e sonorização para falar sobre a vida da família imperial e os acontecimentos políticos, econômicos e sociais do século XIX.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Museus das Américas, Museus do Brasil e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s