Museu Marítimo – Santos SP

Visite o Museu Marítimo

Em Santos, além do Museu do Mar confira o Museu Marítimo.

O Museu

Museu MarítimoEm setembro de 1993, a Sociedade Museu do Mar recebeu o acervo do extinto Museu Histórico Naval de São Vicente, guardando e conservando todo o material coletado e catalogado pelo engenheiro civil e estudioso de assuntos marítimos Carlos Alfredo Hablitzel (1920-1988), em seus 45 anos de pesquisas.

Com o recebimento do referido acervo – de alto valor histórico, educativo e cultural -, a Sociedade Museu do Mar passou a desenvolver o Projeto Museu Marítimo, visando construir novo prédio que pudesse abrigar e colocar à visitação pública tão admirável trabalho.

As obras para a construção do Museu Marítimo foram iniciadas no ano de 1997, contando com recursos exclusivos da Sociedade Museu do Mar. Enfim, no dia 17 de dezembro de 2005, após 12 anos de ingentes esforços, foi inaugurado em Santos o Museu Marítimo – o mais recente da cidade -, constituindo-se atualmente num dos mais importantes acervos de história marítima e arqueologia submarina do país.

Museu MarítimoO Museu Marítimo está situado à Avenida Governador Fernando Costa n( 343, no bairro da Ponta da Praia, bem próximo ao Museu do Mar – na verdade, os dois museus são quase vizinhos.

O belo prédio possui dois espaçosos pavimentos, com aproximadamente 240 metros quadrados dedicados à exposição. Durante o planejamento de sua apresentação interna e externa houve a preocupação de se utilizar elementos cenográficos que permitissem aos visitantes “viajar no tempo”, interagindo com modelos de marinheiros, piratas, capitães, etc. – atrativos particularmente especiais para crianças, jovens e até mesmo adultos.

No Museu Marítimo, o visitante conhecerá a história de diversos naufrágios ocorridos na costa brasileira, visualizando material resgatado do fundo do mar por mergulhadores; poderá ver antigos equipamentos de mergulho; apreciará pinturas em óleo sobre tela, de autoria de Carlos Alfredo Hablitzel, retratando relevantes episódios navais brasileiros e estrangeiros; vislumbrará maquetes e modelos de navios famosos, etc. Tudo ao som de antigas músicas cantadas por velhos marinheiros…

Museu MarítimoDa mesma forma, cumpre destacar o acervo documental da instituição, formado por sua biblioteca – livros e revistas – especializada em títulos marítimos, arquivos com os registros de centenas de naufrágios ocorridos na costa brasileira, pastas com reportagens, coleção com cerca de 3000 postais de navios e companhias marítimas – brasileiras e estrangeiras -, cartografia, cartas náuticas, etc.

Em breve, a Sociedade Museu do Mar – com seu serviço de consultoria, contando com o auxílio de historiadores – pretende colocar essa rica fonte de pesquisa ao acesso do público afim.

Rua Governador Fernando Costa, 343 – Ponta da Praia – Santos/SP

(13) 3261-4808

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Marinha, Militar, Museus do Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s