O Fantástico Corpo Humano

O Fantástico Corpo Humano

corpohumano1Exposição “O Fantástico Corpo Humano” chega a Belo Horizonte

Mais de 11 milhões de pessoas já visitaram a mostra que pode ser vista a partir do dia 15 de novembro no Boulevard Shopping

Aquilo que as pessoas têm em comum, não importando o que os define e os divide, é o intrigante e belo corpo humano em que habitamos. A partir do dia 17 de novembro, “O Fantástico Corpo Humano” pode ser conferido na capital mineira, no Boulevard Shopping (Av. dos Andradas, 3.000). A exposição, que já passou pelos países Argentina, Chile e México, permite aos visitantes conhecerem mais sobre seus próprios corpos e ensina como cuidar da sua saúde e optar por estilos de vida mais saudáveis.
São espécies humanas reais, como as utilizadas em universidades e hospitais, preservadas para fins educativos por um processo chamado de plastinação.  Apenas recentemente (2007) estas espécies passaram a ficar disponíveis para o público, sendo uma oportunidade única para aprendizado visual.

“O Fantástico Corpo Humano” ajuda a ver e compreender as doenças de maneira totalmente nova, pois enfatiza problemas de saúde, como câncer de mama, câncer de colo, cirrose hepática, gravidez ectópica, artrite, osteoporose e fraturas ósseas. A mostra também ilustra danos ou lesões em órgãos, como os causados por tabagismo e obesidade.
Trata-se de um mergulho tri-dimensional por dentro destes sistemas: pele e ossos, dos pés à cabeça. A mostra foi projetada numa grande estrutura com nove galerias, tendo 10 corpos completos, em poses confortáveis e familiares, ilustrando todos os sistemas de forma dinâmica. O público também irá conferir 150 espécimes de órgãos que ajudam os visitantes a investigar mais a fundo as estruturas de cada sistema. Durante todo o percurso são gerados níveis de informações de forma prestativa para todas as idades – da escola primária à faculdade de medicina.


Saiba como acontece o processo de plastinação

O processo consiste em dissecar o espécime para exibir sistemas e estruturas específicas. A dissecção é imersa em acetona para extrair todos os fluídos corporais e após essa desidratação, o espécime é colocado em polímero de silicone e é selado em uma câmera de vácuo. Sob o vácuo, a acetona é substituída pelo polímero, que penetra no espécime no nível celular mais profundo. Quando o polímero de silicone endurece, o espécime fica com estrutura intacta pronto para ser exibido e estudado.


Um mergulho pelo corpo humanocorpohumano

A exposição traz uma visão geral do corpo, seus sistemas e órgãos:

•    Esqueletos/Músculos: As estruturas de suporte do esqueleto e dos músculos trabalham em conjunto.

•    Sistema respiratório: Os órgãos que trazem ar para cada centímetro do nosso corpo e tornam possível a fala.

•    Sistema Digestivo: O processo que move a comida através de nove metros de trato digestivo, extraindo os nutrientes que precisamos para nossa sobrevivência.

•    Sistema Nervoso: O cérebro é o centro da consciência e a medula espinhal envia impulsos para ele na velocidade da luz.

•    Sistema Cardiovascular: Nosso coração bombeia sangue vital para todas as células do nosso sangue.

•    Sistema Circulatório: Uma visão única e inspiradora dos vasos que carregam o sangue através do co

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Anatomia, Medicina & Drogas, Museus do Brasil e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s