Diário do Pará – Você | Arquivo Público do Pará será nomeado para projeto

Diário do Pará – Você | Arquivo Público do Pará será nomeado para projeto.

Arquivo Público do Pará será nomeado para projeto

Tamanho da fonte: 

 

O acervo do Arquivo Público do Pará teve o seu acervo registrado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco, que registra acervos nacionais. o pleito de Nominação no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco recebeu proposições de diversas organizações nacionais, das quais as oito proposições foram nominadas.

Os escolhidos foram selecionados em Sessão Plenária do Comitê Nacional do Brasil, reunido com maioria de seus membros, no dia 27 de setembro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. O decreto de escolha foi assinado pelo Presidente da Mesa Diretora do Comitê Naciona, Armando de Senna Bittencourt. As propostas nominadas serão reconhecidas por portaria do Ministro de Estado da Cultura, e a cerimônia de diplomação será realizada na cidade do Rio de Janeiro, no próximo dia 1º de dezembro de 2010.

Segundo João Lúcio Mazzini, diretor do Arquivo Público do Pará, ser reconhecido como patrimônio documental é o reconhecido de um projeto de salvamento da documentação da Amazônia, feito pelo arquivo. “Podemos ser reconhecidos como patrimônio documental do Mundo, com uma documentação importante para entender a ocupação da Amazônia”, afirmou.

Lúcio diz que os documentos mostram a influência portuguesa no conhecimento da região. “Os documentos mostram a influência portuguesa em todos os conhecimentos humanos na região, política, cultural. Trazendo importantes contribuições sobre como se deu o encontro da cultura portuguesa com as nações indígenas”.

Confira os projetos reconhecidos

– Abrindo estradas no mar: folhas de bordo e relatórios de levantamento hidrográfico da DHM – 1901-2009. Diretoria de Hidrografia e Navegação – DHN.

– Agência Nacional: a informação a serviço do Estado. Arquivo Nacional / Fundação Cinemateca Brasileira. [Provisional]

– Arquivo Tamandaré: uma janela para o Estado Imperial Brasileiro. Diretoria do Patrimônio Histórico da Marinha.

– Atlas Vingboons: mapas e cartas da costa atlântica da América do Sul no século XVII. Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. IHGP – Recife.

– “Viagem Filosófica”: expedição científica de Alexandre Rodrigues Ferreira nas capitânias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá – 1783-1792. FundaçãoBiblioteca Nacional / Museu Nacional. [Provisional]

– Diário das viagens do Imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo. Museu Imperial.

– Fundo Secretaria de Governo da Capitânia: período colonial do Brasil – 1649-1823. Arquivo Público do Estado do Pará.

– Registros de entrada de passageiros no porto de Salvador (Bahia) – 1855-1964. Arquivo Público do Estado da Bahia.

(Com informações da Secult)

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em História, História & Arqueologia, Museus do Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s