A polêmica exposição sobre Hitler e os nazistas

O País Online

Berlim recebe exposição sobre Hitler e apoio… …de alemães à II Guerra

Postamos matéria deste jornal português para deixar a visão mais “européia” da coisa. Por favor, ver esta exposição é para não esquecer e não deixar acontecer de novo. Mães e Pais, cuidem de seu filhos, para termos melhores filhos para um mundo melhor. Para pessoal mais jovem que acompanha o blog e ainda não estudou sobre a figura abaixo, esse cara mandou matar/exterminar/maltratar/judiar de milhares de judeus indefesos. Campos de concentração, gás, assassinatos em masa, valas com corpos, fomes, experiências, estupros, roubo… é tão horrendo que dá vontade de vomitar.

Abre hoje, em Berlim, a exposição “Hitler e Os Alemães”, sobre as relações entre Hitler e o povo germânico e o apoio ao ditador para levar a cabo o genocídio dos judeus e a II Guerra Mundial.

“Hitler soube aproveitar habilmente a divisão da sociedade, a crise depois da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, para se apresentar como o salvador da pátria, e mobilizar os receios populares através de um discurso agressivo, antissemita”, explicou Simone Erpel, um dos curadores da mostra no Museu de História Alemã.

Na opinião da mesma historiadora, isso não basta, no entanto, para explicar porque tanta gente votou em Hitler, “que chegou também ao poder graças ao apoio das elites, sobretudo do exército”, que pretendiam afastar os democratas do poder, servindo-se de Hitler, “para mais tarde reporem um regime monárquico e autoritário”.

Depois de Hitler se tornar chanceler, em 1933, “entende-se que tenha tido sucesso, porque impôs de novo, por exemplo, a Alemanha como grande potência face ao estrangeiro”, disse Simone Erpel.

“Já é mais difícil de perceber, porém, como é que conseguiu manter-se no poder depois da derrota na Batalha de Estalinegrado, e quando a dimensão dos crimes nazis já era muito clara”, adianta a especialista alemã.

A exposição, em que se podem ver muitos objectos de culto dos nazis, como os uniformes, as cruzes suásti

cas, acompanhadas de filmes e fotos das gigantescas paradas militares, faz sempre o contraponto com os crimes cometidos pelo nacional-socialismo.

Para isso, os organizadores não hesitaram em recorrer a imagens do Holocausto, mas também à sátira, por exemplo, com passagens do filme “O Grande Ditador”, em que Charlie Chaplin ridiculariza a figura de Hitler.

Uma toalha alusiva aos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, em plena Alemanha nazi, com a bandeira portuguesa estampada, entre as de todos os países participantes, recorda a tolerância com que o resto do mundo encarou o nazismo, sobretudo antes de rebentar a II Guerra Mundial.

Na exposição há também uma edição em Português do “Mein Kampf”, o livro que Hitler escreveu na cadeia, após ser detido por encabeçar um “Putsch” em Munique, nos anos vinte, e onde expõe a sua doutrina racista e antissemita.

A exposição promete ser um dos grandes acontecimentos políticoculturais dos próximos meses, mas os organizadores não temem que se torne, simultaneamente, um chamariz para saudosistas neonazis.

“Não tenho receio de que a exposição se torne um local de peregrinação para a extrema-direita, até porque estão aqui coisas que também se podem ver na internet, não é preciso vir ao museu”, explica Simone Erpel.

Se houver distúrbios, porém, a polícia estará de sobreaviso, garantiu a curadora do evento.

que Deus nos abençoe. Viva os 10 mandamentos.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Crime e Terror, Gente & Comportamento, História, História & Arqueologia, Museus da Alemanha e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s