Sítio do Picapau Amarelo – Mairiporã

Sítio do Picapau Amarelo – Mairiporã


Estrada Armando Barbosa de Almeida, 8035

Caceia – – (11) 3742-7131

“EDITORIAL

Foi inaugurado em setembro deste ano o primeiro espaço temático em homenagem às famosas histórias infantis de Monteiro Lobato. O Sítio do Picapau Amarelo, localizado em Mairiporã, ocupa uma área arborizada de 20 mil metros quadrados e está repleto de atrações para crianças e adultos.

Inicialmente, o Sítio ficará aberto somente para grupos escolares pré-agendados, porém, nos finais de semana de outubro, o mês das crianças, o local poderá ser visitado por todos. No espaço, à beira da represa Paulo de Paiva Castro, os pequenos têm contato com Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta e muitos outros personagens. O passeio proporciona à garotada diversão e aprendizado de forma lúdica e interativa.

Nas estações temáticas é possível preparar um delicioso bolinho de chuva na Cozinha da Tia Nastácia, conhecer a Casa da Dona Benta e a Gruta da Cuca, se fantasiar e brincar na Canastrinha da Emília e vivenciar a experiência de sentir diferentes texturas e aromas no Labirinto do Minotauro.

Os pequenos ainda podem ajudar o Sabugosa em suas investigações no Laboratório do Visconde, passear pelo Reino das Águas Claras, colher alface, cenoura e outras verduras na Horta da Tia Nastácia, ter acesso a um vasto acervo com obras do autor na Biblioteca do Museu Monteiro Lobato e, no final, comprar algumas lembrancinhas exclusivas na Venda do Tio Elias.

Fotos: Divulgação”

fonte: Sítio do Picapau Amarelo – Mairiporã – PASSEIOS – SÃO PAULO: Praias, parques e lugares – Guia da Semana.

Sítio do Picapau Amarelo, de verdade, em Mairiporã
A pouco mais de 1 hora de Campinas, parque temático é licenciado pela Globo Marcas está com as portas abertas

09/10/2010 – 12h06 . Atualizada em 09/10/2010 – 12h43

Vilma Gasques

Agência Anhangüera de Notícias | fale com o repórter
tamanho da letra: A-| A+

 

Turma do Sítio do Picapau Amarelo
(Foto: Divulgação)

Assistir aos episódios do Sítio do Picapau Amarelo na TV já é uma delícia. Imagina então conhecer um lugar onde os personagens de Monteiro Lobato ganham vida e estão em espaços montados de acordo com as histórias? Este lugar existe, fica a mais ou menos uma hora e meia de Campinas, e pode ser visitado por todas as crianças que gostam da Emília, Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Cuca e muitos outros personagens.

É o primeiro espaço temático do Sítio do Picapau Amarelo, licenciado pela Globo Marcas, e abriu suas portas recentemente em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo, para atender a demanda de escolas, que deverão agendar as visitas. O projeto teve como base para o desenvolvimento do local a fidelidade à orientação dada pela família de Monteiro Lobato considerado o maior escritor infantil brasileiro desde os menores detalhes até a estrutura completa.

Para divertir, mas ao mesmo tempo ensinar, já que o sonho de Monteiro Lobato era criar livros nos quais as crianças pudessem “morar”, o Sítio agrega valores e cultura ao aprendizado e os personagens interagem com o público em várias estações temáticas. Na Casa da Dona Benta, os próprios móveis contam a história. Em cada cômodo, como a sala, o quarto dos netos e a cozinha estão móveis antigos e conservados, onde a personagem explica que a Narizinho e o Pedrinho chegaram para uma visita, mas estão brincando. Na cozinha, a Tia Nastácia está no fogão a lenha, preparando seus famosos bolinhos de chuva, que são oferecidos aos visitantes.

É a Tia Nastácia quem também cuida da horta para que os pássaros não destruam as verduras. Na Casa do Tio Barnabé estão suas histórias, contadas por ele mesmo, especialmente a de como fazer para prender o Saci numa garrafa. E na Gruta da Cuca, um caldeirão enorme para o preparo de poções faz com que um ‘medinho’ apareça, mesmo antes da personagem “jacaroa” chegar ao local.

É claro que a cultura e o aprendizado das crianças ficam ainda mais ricos no Sítio do Picapau Amarelo, já que há espaços também para o resgate das memórias e origens da literatura de Monteiro Lobato, escritor que deu vida a todos os personagens dessa história. No Sítio há uma biblioteca e um museu especialmente destinados a estas informações. No museu estão a escrivaninha e a máquina de escrever de mais de 100 anos e que fazem parte da decoração. Nele, as crianças têm acesso às obras do autor e podem assistir a filmes, acomodadas em confortáveis almofadas.

SERVIÇO
Local: Sítio do Picapau Amarelo
Endereço: Estrada Armando Barbosa de Almeida, 8.035, Caceia, Mairiporã, São Paulo.
Modalidade de visitação: disponível para agendamento de escolas.
Valores: para o day camp, com três refeições, atividades temáticas e atividade na fazendinha, além de um pocket show de encerramento, R$ 80,00 por criança. A visitação para meio período, com um lanche, custa R$ 40,00 por criança.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Gente & Comportamento, Parques Temáticos e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Sítio do Picapau Amarelo – Mairiporã

  1. alberto damião disse:

    Muito interessante, definitivamente educativo, porém está faltando o e-mail e o site para que possamos entrar em contato. ou fazer uma visita virtual para agendamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s