Museu de Artes e Ofícios – Queijo de Minas

Queijo Mineiro, o “queijo de minas” desembarca em Londres

Queijo de Minas
Em Londres 

No último dia 22 de julho, o Museu de Londres abriu as suas portas para discutir a importância da preservação do chamado patrimônio imaterial, aquele que reúne as festas, os rituais, as tradições e todo o “saber fazer” , que é transmitido de geração a geração. O Seminário Culturas Vivas, patrocinado pelo HSBC e realizado com a chancela da Unesco, teve a participação de Angela Gutierrez e de outros representantes da museologia brasileira. Além de dar um panorama das realizações do ICFG, Angela, como conselheira do IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, fez uma apresentação sobre o processo que declarou o modo de fazer o Queijo de Minas patrimônio cultural brasileiro.

Em sua palestra, a presidente do ICFG, dedicou especial atenção ao Ofício da Cozinha, do Museu de Artes e Ofícios, que tem em seu acervo numerosas peças relativas ao modo artesanal de fazer o Queijo de Minas. Ao final, uma visita virtual ao espaço deu à platéia a oportunidade de “entrar” no MAO e conhecer um pouco deste que é um dos mais importantes museus brasileiros.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Arte Comunicação&Design, Museus do Brasil, Ofícios, Produtos & Artesanatos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s