Exposição Ciência e Cuidado

Museu de Ciência e Tecnologia da PUC RS traz  a exposição Ciência e Cuidado, apresentando Florence Nightingale e seu legado para a enfermagem atual.

Exposição Ciência e Cuidado
Comemorando o Ano Internacional da Enfermeira (promovido pelas organizações Sigma Theta Tau Internacional – STTI, Nightingale Initiave for Global Health – NIGH e Florence Nightingale Museum – FNM), e alusivo ao centenário de Falecimento de Florence Nightingale (1820-1910) e os 150 anos de fundação da Escola Florence Nightingale (primeira academia de enfermagem moderna); o Museu, a Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (FAENFI) desta Universidade e parceiros, apresentam Ciência e Cuidado! 

Localizada no segundo pavimento do Museu, a exposição traz cinco ambientes que contam a trajetória da enfermagem no Brasil e no mundo, além de apresentar personalidades e teorias científicas que fundamentaram a área da saúde. Uma boneca em tamanho real da autora da Teoria Ambientalista e um dos pilares da enfermagem científica, Florence Nightingale, compõem o espaço. Além de ser instigado a praticar ações de cuidado com os idosos e as crianças, você poderá interagir com o experimento Hóspedes Invisíveis: uma casa diferente repleta de habitantes indesejáveis e impossíveis de se identificar a olho nu. É a história da enfermagem científica como você nunca viu! O MCT está aberto para visitação de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h!

Quem foi Florence Nightingale?
Florence Nightingale, nascida em Florence, Itália, em dia 12 de maio de 1820, é considerada a fundadora da Enfermagem cientifica. De família aristocrática e bem relacionada, foi enquanto fazia uma viagem pela Europa e Egito com amigos da família, em 1849; que surgiu a oportunidade de estudar os diferentes sistemas hospitalares. 

Acreditava na necessidade de um rigoroso cuidado quanto à limpeza do ambiente e higiene pessoal, ar fresco e boa iluminação, calor adequado, boa nutrição e repouso, necessários no cuidado e na cura dos doentes. Assim, contribuiu fortemente para as práticas de controle de infecção em ambientes hospitalares.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Ciência & Tecnologia, Medicina & Drogas, Museus do Brasil e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s