Cemitério do Père-Lachaise – Paris

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Está situado no vigésimo arrondissement da capital francesa.

No início do século XIX, vários novos cemitérios substituíram as antigas necrópoles parisienses. Fora dos limites da cidade foram criados o cemitério de Montmartre a norte, o cemitério do Père-Lachaise a leste, o cemitério de Montparnasse a sul e, no coração da capital, o cemitério de Passy.

A concepção do Père-Lachaise foi confiada ao arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart em 1803 e, desde a sua abertura, o cemitério conheceu cinco ampliações: em 1824, 1829, 1832, 1842 e 1850, passando de 17 hectares a 43 hectares

O cemitério recebeu a sua denominação em homenagem a François d’Aix de La Chaise (16241709), dito le Père La Chaise (o padre La Chaise), confessor do rei Luís XIV da França, sobre quem exerceu influência moderadora na luta contra o jansenismo.

Em 21 de maio de 1804, o cemitério foi oficialmente aberto para uma primeira inumação; a de uma pequena menina de cinco anos. Todavia, os parisienses não aceitavam de bom grado a necrópole, localizada distante do centro, numa zona de difícil acesso. Esta situação só mudaria quando para lá foram transferidas ossadas de importantes personalidades, apaziguando as críticas da elite parisiense.

Ao sul do cemitério encontra-se o Muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de maio de 1871.

[editar] Personalidades enterradas no Cemitério do Père-Lachaise

Escritores e poetas
Escultores e pintores
Filósofos, sociólogos e historiadores
 

O túmulo da cantora Édith Piaf

Músicos e cantores
Actores e cineastas
Outros

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Arquitetura, Arte Comunicação&Design, Cemitérios, Escultura, Museus da Europa, Museus da França e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Cemitério do Père-Lachaise – Paris

  1. Carlos Barros disse:

    Texto bastante interessante. Como Psicólogo que trabalha com Tanatologia, achei o texto e as imagens excelentes. Parabéns. Carlos Barros Site/Blog: http://carlosbarros666.wordpress.com/

    • maniamuseu disse:

      Carlos, agradecemos sua visita. Haverá outros posts de cemitérios abertos para visitação. Há alguns posts sobre Egito Antigo, Crimes e História que podem conter eventos relacionados com os mortos. Colocaremos este tag a partir de sua observação e para atendê-lo melhor.
      O blog possui textos próprios e também colagens, as quais citamos fontes.

  2. Carlos Barros disse:

    Também agradeço sua resposta. O link de vocês já se encontra em meu site. Tenho certeza que esse intercâmbio será bastante proveitoso. Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s