HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO

Portal da Diretoria de Hidrografia e Navegação

Coneça sobre nossa história de hidrografia e navegação…

no portal da  DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO,
“O SERVIÇO HIDROCEANOGRÁFICO BRASILEIRO”


ESPAÇO DE MEMÓRIA HISTÓRICA



O andar térreo da Casa D´Armas da Ponta da Armação destina-se à preservação da memória e à divulgação das atividades da DHN, relacionadas com a Segurança da Navegação, a Cartografia, a Hidrografia, a Oceanografia, a Meteorologia, a Navegação, a Sinalização Náutica e a Pesquisa Científica Antártica – o Espaço da Memória Histórica da DHN.

Esse espaço tem por elemento forte a Praça d’Armas do antigo Navio Escola/Navio Oceanográfico Almirante Saldanha, integral e cuidadosamente transportada e remontada, reforçada pelo espaço exterior, que representa o ambiente típico de um cais de porto.

A Casa d’Armas da Ponta da Armação realiza deste modo, a preservação do acervo histórico da nossa Diretoria

O elemento forte desse Espaço é a Praça D’Armas do Histórico Navio Escola / Navio Oceanográfico “Almirante Saldanha”, transferida integral e cuidadosamente remontada (foto acima), reforçada pelo espaço exterior que representa o ambiente típico de um cais de porto (foto abaixo).

O circuito expositivo, composto de painéis, vitrines, indicativos, maquetes e modelos, está elaborado de forma a apresentar, na seguinte seqüencia de slides de seus módulos, os temas fundamentais associados:

Primeiro tema: O local histórico — a Casa D’Armas da Ponta da Armação, que abriga a exposição, com detalhes de sua construção e utilização ao longo da História.

Segundo tema: A Diretoria de Hidrografia e Navegação — sua motivação, trabalhos pioneiros, vultos históricos e evolução das atividades até a atualidade.

Terceiro tema: A Missão — que explicita as finalidades atuais e atividades em desenvolvimento e planejadas da DHN, sendo subdividido em seções. Inclui mostra representativa dos recursos e navios atuais e participação no Programa Antártico Brasileiro.

Quarto tema: A Cartografia — com apresentação das várias etapas de construção de uma Carta Náutica, desde os levantamentos hidrográficos aos equipamentos e técnicas aplicadas. Mostra antigos equipamentos de desenho especializado, fotografia e impressão e também publicações especializadas editadas pela DHN.

Quinto tema: A Segurança da Navegação – destacando a importância das atividades da Sinalização Náutica e do balizamento, desde bóias e faróis aos atuais sistemas eletrônicos.

Sexto tema: A contribuição do homem do mar e dos navios — com o cenário da área portuária para apresentação da Praça D’Armas do NE/NOc “Almirante Saldanha”.

A Diretoria de Hidrografia e Navegação realiza, através da criação do Espaço da Memória Histórica da Casa D’Armas da Ponta da Armação, a preservação do acervo histórico hidrográfico.


Veja também:
A PONTA DA ARMAÇÃO

 


Algumas peças do Museu  


Câmera fotográfica histórica

Impressora histórica

Fragamento arqueológico
(compasso de navegação)
 


Relógio de sol

Teodolito

Cronômetro

DIRETORIA DE HIDROGRAFIA E NAVEGAÇÃO.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Marinha, Militar, Museus do Brasil e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s