Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Começa nesta segunda-feira (18) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2010), que este ano tem como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável,” e acontece até o dia 24 do mesmo mês em todo o Brasil. Petrópolis é a segunda cidade com o maior número de atividades na programação da SNCT 2010 do Estado do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas da cidade do Rio de Janeiro.

A programação é composta pela Escolha da Mascote Petrópolis Tecnópolis a partir de projetos desenvolvidos pelos estudantes matriculados nas instituições de ensino de Petrópolis, por visitação ao Caminhão Ciência Móvel da Fiocruz, por exposições, cursos, palestras, teatro, vídeos, sessões técnicas e jogos educativos. Em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA) estão cadastradas 141 atividades para crianças, jovens, adultos e técnicos de diversas áreas entre os dias 18 a 23 de outubro, além das atividades de outras instituições do município.

A abertura está marcada para às 10h no auditório do Museu Imperial para convidados que terão a oportunidade de visitar o Caminhão Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos da Fiocruz, que ficará estacionado no pátio do Museu.

As instituições que estão realizando a programação integrada da SNCT 2010 de Petrópolis são Prefeitura de Petrópolis, por meio da STA e Secretaria de Educação, Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia (LNCC), Petrópolis Tecnópolis, Universidade Católica de Petrópolis, Faculdade Arthur Sá Earp Neto e Faculdade de Medicina de Petrópolis (Fase/FMP), Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação de Petrópolis (ISTCC-P), Firjan, Sesi, Senai, Sebrae, Coordenadoria Regional Serrana III, Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CEPTI) Professor Augusto Nassif Tannus, Museu Imperial, Sistema Brasileiro de Museus (SBM), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Museu da Vida.

A programação completa (sujeita a alterações) está disponível no site da Prefeitura.

Ciência Móvel visita Petrópolis durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

O município de Petrópolis, a 70 quilômetros da capital fluminense, é o próximo destino do Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos. O caminhão estará na cidade entre 18 e 23 de outubro, integrando as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.O público terá a oportunidade de conhecer os módulos e de participar de diversas atividades do acervo do caminhão, entre eles jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas e contação de histórias.

O Ciência Móvel também irá exibir duas exposições: Vias do coração e Dengue.

Vias do Coração
Patrocinada pela Sanofi-aventis, Vias do Coração é uma exposição interativa que combina conteúdo, jogos eletrônicos e atrações para facilitar o aprendizado sobre o coração e estimular a prevenção de doenças cardiovasculares.

A mostra, estruturada de forma lúdica, é dividida em quatro estações periféricas, nas quais o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue.

Um painel central aborda o tema da hipertensão, misturando curiosidades históricas, dados sobre a doença e dicas sobre como controlar a pressão arterial e cuidar da saúde do coração.

Dengue
A exposição Dengue, realizada pelo Museu da Vida/COC/Fiocruz, apresenta uma retrospectiva histórica da doença e, ao mesmo tempo, enfatiza a importância de mobilizar a sociedade no combate ao mosquito da dengue. A mostra inclui várias atividades lúdicas e interativas.

O Ciência Móvel, projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Cecierj e patrocinado pela sanofi-aventis, é um museu itinerante que percorre a região sudeste levando – sobretudo às cidades mais carentes – exposições, jogos, oficinas, multimídias, vídeos, palestras, entre outras atividades interativas relacionadas à ciência, tecnologia e saúde. O objetivo é mostrar aos moradores e estudantes das cidades visitadas como a ciência está presente no dia-a-dia de cada um.

Ciência Móvel em Petrópolis
Local
: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220, Centro – Petrópolis, RJ)
Visitação:
18 a 22 de outubro: 9h às 17h
23 de outubro: 9h às 13h
Mais informações: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560

As exposições Vias do Coração e Dengue estarão montadas na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Rua Barão do Rio Branco, 1003, Centro – Petrópolis, RJ. Mais informações sobre as exposições pelo telefone (24) 2244-6452.

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Arte Comunicação&Design, Ciência & Tecnologia, Museus do Brasil e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s