Museus da Moda do Brasil

Este post é de Heloísa Gomes do blog Sanduíche de Algodão.

Aprendendo com os looks de ontem

Já que vocês adoram História da Moda, aqui vai um post que fiz há mais de dois anos! (na verdade, foi o primeiro post que fiz na vida! Mas não aqui pro Sanduba!). Hope you like it!

Para aprender história da moda não basta traçar uma linha do tempo e determinar que em tal período as pessoas usavam tal roupa. Porque quando a gente pensa em referências de moda, não importa só “quando” aquela roupa foi usada, mas sim, “como” ela foi usada. Em alguns lugares a gente pode encontrar alguns acervos fixos, e imaginar como as fashionistas de tempos atrás gostavam de se arrumar:

O Museu de moda Salvador é um dos que tem o maior acervo do país! Entre os destaques de lá tem uma cauda e uma saia usadas pela Princesa Isabel, o enxoval da Baronesa de Cotegipe e um vestido de 1910 do estilista francês Paul Poiret.

traje da Princesa Isabel

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, é ótimo pra quem pesquisa a indumentária militar do período colonial ao republicano. Também estão expostos exemplares das roupas civis do século XIX ao XXI , e coleções sobre roupas de trabalho!

vestido de cambraia

O Museu Imperial de Petrópolis tem algumas peças de roupa, mas o forte lá são as jóias: a coroa e os trajes majestáticos de Dom Pedro II, o cetro dos dois imperadores (Dom Pedro I e Dom Pedro II) diversas medalhas das Ordens da Rosa e do Cruzeiro e jóias pertencentes à família imperial – ou a outras figuras, tipo amigas da monarquia.

caixa de jóias bem básica

Em Juiz de fora tem o Museu Mariano Procópio, e entre as roupas do acervo do museu a mais importante é o Fardão da Maioridade, usado por Dom Pedro na cerimônia em que ele foi considerado apto para assumir o Império do Brasil! Lá tem também um acervo de jóias, com o relógio de bolso que Dom Pedro II ganhou de suas irmãs Francisca e Januária no seu aniversário de 10 aninhos.

farda usada por Dom Pedro II

Pra saber mais sobre museus de moda all around the world tem esse post ótimo aqui no Moda pra Ler. E essa super entrevista sobre cuidados que os historiadores têm com essas peças super raras e bem importantes pra história da indumentária do Brasil!!

Vai dizer… cuidar bem das nossas roupas não é só uma questão de organização! A gente tá é fazendo história! =)

Para conhecer:

Museu do Traje e do Têxtil, em Salvbador:  Rua Monsenhor Flaviano, n.º 2 – Politeama de Cima – Salvador. Tel.:(71) 3329-5522

Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro: Praça Marechal Âncora, s/ número, – Próximo à Praça XV 20021-200 – Centro – Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 25509220

Museu Imperial de Petrópolis: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis – RJ CEP 25610-320 – Tel.: (24) 2245-5550/ Fax: 55 (24) 2245-5560

Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora: Rua Dom Pedro II 350, Juiz de Fora, MG. Tel.: (32) 3690-2200

Já que o assunto é História da Moda, vocês sabem que aqui no Sanduba tem mini resumo ilustrativo de cada década, né? Só clicar em cada um: 1910, 1920, 1930, 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1990 pra ser feliz! Hehe

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Moda Acessórios & Maquiagem, Museus do Brasil e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s