Museu da Medicina


Museu da História da Medicina do Rio Grande do Sul

A proliferação de “lugares da memória”, na clássica expressão do historiador francês Pierre Nora, indica, por um lado, uma preocupação do presente com o futuro. Por outro, que o passado encontra-se ameaçado, e é preciso destinar-lhe lugares. O Museu de História da Medicina (MUHM) pretende ser um destes lugares da memória, com toda a sua riqueza de documentos, objetos raros e depoimentos, ajuda a recuperar e narrar não apenas a atividade médica no Rio Grande do Sul, mas a história de nossa sociedade.

Este é um resumo do que o visitante vai encontrar ao fazer esta viagem virtual pelo MUHM, ou em sua sede física no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa.

O MUHM, portanto, vem preencher o espaço que faltava no Estado para a preservação e divulgação do patrimônio histórico-cultural médico, tanto no que diz respeito à profissão quanto de seus profissionais. Na moderna concepção de museu, tão imprescindível quanto conservar, deve ser informar, fomentar e promover o conhecimento. Esta é a missão do MUHM.

Acervo Tridimensional

A formação das especialidades médicas é conseqüência do desenvolvimento de técnicas de diagnósticos e, em alguns casos, de técnicas cirúrgicas. De maneira progressiva, este foi o que ocorreu com oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, neurologia, cardiologia, anestesiologia, entre outras.

A coleção de instrumentos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) ilustra o fenômeno da constituição de disciplinas médicas no estado e já conta com mais de 2,5 mil  objetos.

A instituição apresenta alguns destaques, como a máscara de Ombredanne, aparelho que, por meio da inalação do éter, até a década de 1950 era a forma mais comum de anestesia, ou as Ventosas sem fogo, que eram aplicadas no doente para fins terapêuticos, dentro da teoria dos humores, tratamento que foi utilizado até o século XIX.

145 objetos :

Página 1/17
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
Abaixador de língua
Abridor de boca
Agulha
Agulha de Faure
Amblioscópio de Worth
Amigdalótomo
Antropômetro
Aparelho de alta frequência

>

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Medicina & Drogas, Museus do Brasil e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s