Museus de Ouro Preto – Museu do Oratório

Época de muita devoção e prática religiosa intensa, os séculos XVI, XVII e XVIII foram o auge dos oratórios em residências. O espaço da fé tinha sua “pontinha” nos lares dos brasileiros. Havia também as capelas e altares nas casas e propriedades…

O Museu do Oratório é um museu brasileiro instalado em um casarão histórico de três andares situado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.

Possui uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens que fizeram parte do acervo da família Gutierrez que criou o Instituto Cultural Flavio Gutierrez. A presidente do instituto, Ângela Gutierrez, também é organizadora do Museu de Artes e Ofícios, de Belo Horizonte [1], embora o museu tenha sido projetado pelo museólogo francês Pierre Catel [2].

As peças foram doadas por Ângela ao IPHAN e caracterizam-se pela diversidade de tipos, tamanhos e materiais. Detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos – dos séculos XVII ao XX – permitem “uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil”

Segundo os site do museu sobre os Oratórios na História:

“Pequenos retábulos de uso particular, os oratórios têm sua origem nos primórdios da Idade Média. Esses utensílios religiosos chegaram à Colônia pelas mãos do colonizador português e se espalharam pelas fazendas, senzalas e residências, tornando-se parte do cotidiano brasileiro.

Inicialmente, a capela concebida para o rei – na época acreditava-se que ele possuía dons divinos – era o local adequado para se fazer orações. Ao longo do tempo, essas capelas evoluíram para o uso particular e passaram a ser freqüentadas por associações leigas.

Inspirando-se nos costumes da realeza, as famílias mais abastadas também passaram a possuir seus próprios altares. Esse costume acabou por se estender até o povo. Revela-se, a partir de então, o desejo de posse de relíquias ou outros objetos de piedade que conferiam aos seus donos segurança e intimidade com o mundo do sagrado.

A partir daí, as imagens pintadas, esculpidas ou xilogravadas de santos protetores proliferaram-se. Muitas vezes, foram guardadas em pequenos altares, buscando-se conferir um ambiente propício para orações e celebrações.”

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