Mineralogia – riquezas das minas

Ouro Preto guarda uma série de museus incríveis que serão retratados aqui no maniamuseu. Nesse post conheça um pouco mais sobre o museu de mineralogia e como minerais e metais influenciam em nosso dia a dia…

Museu Prof. Claude Henri Gorceix

O Museu de Mineralogia tem como principais objetivos:

  • coletar, preservar e expor minerais ou peças que estejam diretamente relacionadas com a Mineralogia;
  • contribuir para o aprimoramento do ensino da Mineralogia na Universidade;
  • atender a um público diverso: alunos da Universidade, técnicos, cientistas, pesquisadores e visitandes em geral;
  • divulgar e tornar conhecida a coleção de minerais da Escola de Minas e as riquezas naturais do Brasil e do exterior.

Histórico

A coleção de mineralogia teve a sua origem no pequeno número de amostras trazidas pelo fundador da Escola de Minas, o cientista francês Claude Henri Gorceix, em 1875, procedentes do Laboratório de Mineralogia e Geologia, fundado por ele no Rio de Janeiro.

Enriquecido, ano após ano, por doações de ex-alunos, professores, colecionadores, alunos e amigos da Escola de Minas, o Museu cresceu consideravelmente e sua coleção é considerada hoje como uma das maiores do mundo.

Podem ser vistas no Museu amostras mineralógicas do diamante aos minerais de urânio, amostras curiosas como o quartzito flexível (pedra mole), quartzo com inclusões aquosas, estalactites, belas coleções de topázio imperial, de quartzo, de ágatas, opalas e tantos outros minerais raros.

O visitante do Museu poderá também ver a Capela do Palácio dos Governadores e o Panteão onde se encontram depositados os ossos do fundador da Escola de Minas, Claude Henri Gorceix, transladados da França na década de 70, bem como seus instrumentos de trabalho e pesquisa.

Visitas: dias úteis, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
QUARTZO

Esta é mais uma amostra de quartzo, uma das formas sob as quais o óxido de silício é encontrado na natureza. Desse mineral se extrai o silício, que é utilizado na moderna indústria eletrônica. O detalhe importante nesse espécimem é a presença de cristais aciculares de manganita dispostos radialmente em seu interior.

Fórmula química: SiO2

Procedência: Governador Valadares – MG



TOPÁZIO

Este é um belo exemplar do topázio dito imperial, de cor castanho-avermelhado, só encontrado na região de Ouro Preto. Essa amostra, com cerca de 13cm, é quase perfeita, com pouquíssimas inclusões, o que faz dela uma peça que seria perfeitamente lapidável

Fórmula química: Al2(F,OH)2SiO4

Procedência: Ouro Preto – MG



TURMALINA

Esse é mais um exemplar de turmalina, mineral que é encontrado na natureza com cores que variam dentro de uma ampla gama, desde incolor, até o negro. O termo turmalina refere-se ao mineral de cor verde. Os espécimens de outras cores recebem denominações como elbaíita, rubelita, dravita, etc.

Fórmula química: Trata-se de um alumino-silicato de cuja composição participam diferentes elementos, como ferro, boro, alumínio, sódio, etc.

Procedência: Governador Valadares – MG



OURO E QUARTZO

O ouro natural não é 100% puro. Encerra, em média, 10 a 20% de outros metais, como cobre, prata ou paládio. O ouro da região de Ouro Preto tem uma pureza da ordem de 22 quilates, o que corresponde a uma liga com 22 partes de ouro e 2 de outros metais.

Fórmula química: Au e SiO2

Procedência: Jaraguá – GO

Local:

Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP – Ouro Preto
Praça Tiradentes, 20 – Centro. Ouro Preto, MG – CEP – 35400-000 / Brasil
Fone/Fax: (31)3559-3119 ou (31)3559-1597
Contato: museu@ufop.br

Fonte:

http://www.museu.em.ufop.br/museu/index.php

Sobre maniamuseu

Maníaco por museus de todo mundo. Eles trazem a história, o futuro, o diferente e a cultura. Entretenimento e educação. Viaje em maniamuseu.
Esse post foi publicado em Biologia & História Natural, Ciência & Tecnologia, Museus do Brasil, Ofícios, Produtos & Artesanatos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s